Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Papai

 (Claude Bloc)


Papai um dia me disse: estes são teus irmãos. E eu os abracei e os acolhi sob minhas asas. Amei-os, chorei suas dores, lamentei seus desacertos, vibrei com seus sucessos e brilhos próprios. Eu, a filha primogênita, tinha-os em mim como partes de mim. Seres de minh’alma. 


Enquanto pude os protegi, até que cada um tomou seu rumo e construiu seu caminho.


Papai não cercou nossa vida de luxos nem de vaidades vãs. Se um dia tentou dedilhar nossos destinos, o fez como um pai amoroso que cuida de suas crias. Sempre procurou nos ensinar que o melhor caminho é aquele da honradez e da verdade. 


Permitiu que caminhássemos com nossas próprias pernas, embora pudesse até vislumbrar réstias de desacertos e traços de tristezas em nosso olhar. Havia uma sabedoria implícita em suas atitudes... e nos deixou livres para que aprendêssemos a nos desembaraçar da vida.


Se no final da vida ele tropeçou em seus próprios pés, também foi dessa forma que nos mostrou com humildade que aquele não era o melhor meio de viver.


Enfim, nós, seus filhos, não podemos julgá-lo. Nenhum de nós esteve no front numa guerra, nenhum de nós perdeu a juventude lutando de forma sangrenta numa batalha que não lhe pertencia. Nenhum de nós perdeu tantos parentes e amigos numa só guinada. E, mesmo assim, mesmo exilado pelo trabalho aqui no Brasil, papai para mim foi um herói bem maior do que aqueles que muitas vezes são apregoados pelo mundo. Não só porque era meu pai, mas porque, como homem honrado e leal aos seus princípios, soube fazer de nós, seus filhos, pessoas de bem.


Hoje me penitencio com sua falta. Ele que foi muitas vezes incompreendido pelos que o amavam. Ele que se perdeu na solidão quando lhe faltou chão e trabalho. Ele que se enclausurou em si mesmo para amargar um insulamento voluntário. Preferiu mergulhar nos subterfúgios por não conseguir mais reverter sua vida e suas paixões.


Hoje não posso fazer mais nada a não ser manter suas lembranças e suas marcas em mim e em minha vida consumindo esta saudade eterna.

Claude Bloc

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Minha querida Claude,

Não quero aqui fazer aquela bajulação que existem noutros espaços da internet, mas falar do que eu sinto realmente pelo que li.

Não posso falar pelos que já se foram, mas seu eu fosse o seu pai e lêsse esse texto, eu estaria orgulhoso de você. pelo conjunto a obra. Ninguém é perfeito, mas você é distinta. Preenche bem este termo.

Sua vida tem sido um modelo de retidão, de conduta irrepreensível, de tolerância, de paciência, de honestidade e de ternura.

Eu gostaria de ser seu filho ou seu pai. Como não posso, sou seu fiel amigo.

Nossos pais merecem todo o respeito não só no dia 2 de novembro, mas em todos os dias do ano. E isso você tem feito.

Um grande abraço.

Dihelson Mendonça