Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Busto de Siqueira Campos voltará à Praça -- por Armando Rafael



   Prevaleceu o bom senso. A construtora responsável pela reforma da  Praça da Siqueira Campos reinstalará –  naquele logradouro – o busto de bronze do comerciante Manoel de Siqueira Campos. A decisão foi tomada depois que várias pessoas, de diversos segmentos sociais da cidade de Crato, externaram seu descontentamento com a retirada desse busto existente há muitos anos naquela área pública.
  
Essas manifestações populares chegaram até os veículos de comunicação social e, a partir daí, o movimento ganhou corpo. Enfim, após apelo feito aos responsáveis pela reforma da praça, foi decidido que o busto retornará ao logradouro que leva o nome do legendário empresário Siqueira Campos.
   
A vitória foi, portanto, de toda a comunidade cratense, que terá, assim,   preservado um pequeno monumento público ameaçado de sumir, a exemplo de outros desaparecidos em reformas anteriores feitas na Praça da Sé.
   
Mais do que um exercício de cidadania, os habitantes de Crato estão conscientes de que todos os objetos que estiverem colocados ou se colocarem para perpetuar memória nas ruas, praças e outros  lugares públicos, desta cidade, passam a se constituir em Monumentos Públicos. E a partir daí, por ser um bem coletivo, gozam de proteção especial.
                                                                                                                                              

2 comentários:

Edilma disse...

Armando,

Que boa notícia. Parabéns !
Sabemos que nossas praças ou prédios precisam passar por reformas e até melhoramentos, mas que fiquem o marco da história. E outras que sumiram, por onde andam. Deveriam ser pelo menos colocadas no nosso museu histórico.
Qualquer dia desses vou escrever sobre a mãe da Praça da Sé.
Onde será que foi parar ? Ainda existe ?

Por onde andavas, sentimos sua falta.

UM FELIZ NATAL !

Claude Bloc disse...

Armando,

Se a cada oportunidade dessas houvesse bom senso em se querer preservar os valores e a História da cidade, muita coisa seria sanada, sem prejuízo aos sopros da modernidade.

Agradeço por você ser presença entre nós.

Abraço,

Claude