Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Beatificação da Princesa Isabel: Vaticano envia especialistas

(Postado por Armando Lopes Rafael)


Acima: O culto a Princesa Isabel já era comum desde o final do século XIX



Especialistas do Vaticano estiveram em audiência na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro para preparar o início de uma comissão especial visando o processo de beatificação e canonização da Princesa Isabel!
Na ocasião estiveram reunidos, às 10h, Dom Roberto Lopes, OSB, Vigário Episcopal para a Vida Religiosa; os especialistas do Vaticano Dr. Paolo Vilotta e Dr. Paolo Lombardo, da Congregação para a Causa dos Santos; o Príncipe da Casa Imperial, bisneto da Princesa Isabel, Dom Antônio de Orleans e Bragança; e o Prof. Hermes Rodrigues Nery.

Ao lado, à direita, foto da assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial 


Durante a audiência, o Prof. Hermes Rodrigues Nery expôs as justificativas do pedido e conversou sobre todos os procedimentos necessários para o andamento do processo. Ao final da reunião houve almoço com o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.



Ao lado, à esquerda óleo sobre tela "Lei Áurea", de Spaniard Miguel Navarro Cañizares


 

Recorde: em 19 de outubro de 2011 a Arquidiocese do Rio de Janeiro recebeu pedido para que o processo de beatificação da Princesa Isabel fosse iniciado. A solicitação foi entregue pelo Prof. Hermes Rodrigues Nery, coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida e Movimento Legislação e Vida, da Diocese de Taubaté, juntamente com Mariângela Consoli de Oliveira, secretária-executiva da Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, com sede em Brasília.

(Com informações a partir da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro)                                                                                                                                              

6 comentários:

Claude Bloc disse...

Armando,

Muitíssimo interessante esse artigo. Nunca imaginei ser possível tal beatificação, embora os feitos e atitudes da Princesa Isabel justifiquem esse estudo.

Abraço,

Claude

Feliz Ano Novo!

Armando Rafael disse...

-- 1 --

Entrevista com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, sobre o processo de beatificação da Princesa Isabel:

WAGNER MOURA: Dom Orani Tempesta. Ele vai falar um pouco pra gente sobre como ele recebeu a questão do pedido para a beatificação da Princesa Isabel.

DOM ORANI TEMPESTA: Eu recebi com muita alegria o pedido para que nós começássemos a estudar a possibilidade de encaminhamento da beatificação da Princesa Isabel. No Rio de Janeiro nós temos um vigário episcopal para essa área [Vida Consagrada], é o Dom Roberto [Lopes]. A ele entreguei todo esse pedido. Ele está encarregado de levar a diante esse e outros pedidos também… Já consultei o nosso coordenador arquidiocesano, nossos bispos auxiliares para dar prosseguimento. Nós vamos precisar de algumas licenças: de onde ela faleceu, onde está sepultada, para depois pedirmos em Roma e abrirmos um processo.
É um primeiro início. Vai haver também um estudo de sua vida, virtudes, para ser levado a diante. Mas com muita alegria tentamos responder a esse pedido que, se quiser a vontade de Deus, será bem encaminhado.

(continua)

Armando Rafael disse...

-- 2 --

WAGNER MOURA: Dom Orani, e há a possibilidade de termos uma boa surpresa durante a Jornada Mundial da Juventude com relação a essa questão também?

DOM ORANI TEMPESTA: Creio que o tempo é muito curto. Nós temos apenas um ano e meio e esse processo é demorado. Além do mais, iniciado o processo… Pressupõe um milagre. Que é outro passo que não depende da gente. Depende da vontade de Deus conseguir o milagre através da intercessão…

WAGNER MOURA: Obrigado. Queria pedir só uma bênção para os leitores do blog

DOM ORANI TEMPESTA: Ah, muito bem! Vocês que estão me lendo, que Deus continue iluminando, amando a Igreja. Vendo os belos exemplos que nós temos em nossa história, levando adiante, com alegria, essa missão. Que Deus abençoe a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Armando Rafael disse...

Alô Claude:

Feliz Ano Novo também para você!

Veja que mesmo neste mundo complicado (eu diria em decomposição moral) ainda temos coisas boas acontecendo... E os designios de Deus são isondáveis para nós, pobres mortais!

Edilma disse...

Armando,

Adorei esta matéria!
Suas postagens sempre nos surpreendem.
Obrigada!

Abraço,
Edilma

Dedê disse...

E o Padre Cicero??