Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PINTURA ACRÍLICA - Por Edilma Rocha


A tinta acrílica é um dos mais modernos médiuns da pintura. Criada no final da década de 40, vem sendo aperfeiçoada desde aquela época e constitui, hoje, a escolha preferida de muitos artistas. profissionais.
Ao longo dos tempos, artistas e fabricantes de tintas têm procurado o veículo ideal para pintura, ou seja, o aglutinante líquido do pigmento, do qual dependem o brilho, durabilidade e as características de manuseio de uma tinta.
O veículo do acrílico é uma emulsão líquida de consistência cremosa. Quando úmida, você pode diluí-la em água: depois de sêca, deixa de ser solúvel em água, formando uma camada plástica, que se torna transparente como vidro.
A característica mais importante da tinta acrílica é a rapidez com que seu conteúdo de água evapora. A maioria das tintas acrílicas secam totalmente e ficam prontas para receber outra camada depois de trinta minutos, ao passo que a tinta a óleo demora horas e as vezes dias para secar.
Depois de secas, as camadas de tinta acrílica ficam bem ligadas entre si e são extremamente duráveis; portanto, não exigem que você se preocupe muito com a ordem e a espessura em que devem ser aplicadas. Além disso, o acrílico não é tóxico, não racha e seca homogeneamente.
Outra grande vantagem é sua versatilidade. Ela pode ser diluída para produzir aguadas fluidas transparentes como as da aquarela, ou usada sem diluição, com espátula ou pincel, para formar camadas de impasto.
As tintas acrílicas podem ser empregadas em quase tudo. Papel, pranchas de madeira, painéis, telas. No entanto, as superfícies devem ser preparadas de preferência com gesso acrílico, uma pasta branca e espessa, que é simplesmente passada com pincel ou rolo de espuma e que, depois de secar, forma uma superfície lisa e receptiva.

Nenhum comentário: