Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Barbalha mantém tradição do Dia da Pátria -- por Armando Lopes Rafael

Nas fotos, o desfile  na cidade de Barbalha   
   Quantas saudades sentimos dos antigos “Desfiles Cívicos de 7 de Setembro” realizados nas cidades caririenses... Esses desfiles – também chamados “Paradas do Dia da Pátria” – enchiam as nossas ruas com os alunos dos  colégios e ginásios – com suas fardas de gala –  desfilando ao som das bandas  marciais – composta por tambores e clarins – que eram  precedidas pelas “balizas”, as mocinhas bonitas e garbosas que manejavam um bastão... Havia, ainda, a figura do Porta-Bandeira a conduzir o pavilhão brasileiro, símbolo maior da nossa Pátria.

       Infelizmente já não se fazem no Cariri os desfiles de 7 de Setembro de antigamente! Hoje é comum vermos os pelotões dos alunos de nossas escolas vestidos com camisas de times de futebol. Outros  desfilaram representando as modalidades esportivas das últimas Olimpíadas, que vão do judô ao voleibol. 
       A exceção continua sendo a cidade de Barbalha, que mantém a tradição dos desfiles cívicos.  E com uma peculiaridade: a Parada Escolar ali acontece sempre no dia 6 de setembro, ou seja, na véspera do Dia da Pátria. E isso graças ao tradicional Colégio Santo Antônio, fundado em 1947 com o nome de Ginásio Santo Antônio, administrado desde sua fundação até 1999 pelos Padres Salvatorianos e, mais recentemente, dirigido pelo professor Giuseppe Sampaio,  que vem preservando a beleza do desfile de 7 de Setembro na Terra dos Verdes Canaviais.
        Neste ano, o desfile do Colégio Santo Antônio de Barbalha  manteve a tradição e cultura dos seus 65 anos de existência. Ao invés das músicas de pagodes, forrós e lambadas (que se veem atualmente  nos desfiles de outras cidades), os estudantes daquele educandário  desfilaram pelas ruas ao som de músicas cívicas,  como o Hino de Barbalha, Hino da Independência, canções militares, culminando com a execução do Hino Nacional Brasileiro, ao fim do desfile.
       Predominou em Barbalha a profusão das cores verde-amarela – as cores da nossa bandeira – enquanto noutras cidades da região o que vimos foram  pelotões de alunos com camisas de times de futebol, ou com a farda surrada do dia-a-dia, em meio à algazarra e desorganização...
          Parabéns ao Colégio Santo Antônio de Barbalha que não cedeu às exigências da dita “modernidade”,  que outra coisa não é senão a  decadência do civismo e outros modismos que destruíram a beleza e o significado das antigas paradas de 7 de Setembro...

Nenhum comentário: