Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 16 de agosto de 2009

João Donato - "Nascido nota musical - João Dó Nato "


" Por trás de boa parte dos grandes momentos da música brasileira das últimas décadas estão o piano, os arranjos, as composições, e até aquela voz peculiar de João Donato. Em mais de 50 anos de carreira, ele já tocou com quase todos os grandes músicos de seu tempo, incluindo Chet Baker e Tito Puentes. Donato emprestou sua sutileza e discrição à bossa nova, ao tropicalismo, ao jazz, ao samba e até à salsa.

Dia 17 de agosto de 2009 João Donato completa 75 anos de vida, 60 deles dedicados à genuína música moderna. E isso não é apenas um jeito de falar. No ano passado, o compositor, pianista e arranjador brasileiro compôs e se apresentou ao lado de músicos de estilos e gerações das mais variadas no mundo inteiro: Orquestra Sinfônica da Rússia, Fernanda Takai, Carlos Lyra, Nelson Motta, Bud Shank, Bebel Gilberto, Roberto Menescal, Marcelo D2, Paula Lima, Till Brönner, Roberta Sá, Emílio Santiago, Joyc etc.

Desde 1949, quando fez sua primeira gravação profissional, tocando acordeon, no disco de estréia do flautista Altamiro Carrilho, João Donato reverbera bossa nova, samba, baião, bolero, jazz, música de concerto, canção popular, temas instrumentais, sons eletrônicos, até mesmo o fund, o hip hop e o rock. A transversalidade da obra de Donato atravessa mais de meio século e deságua nele mesmo.

Músicos, pesquisadores, críticos e escritores tentam explicar o paradoxo da simplicidade da música simples criada e executada no seu piano. Em referência aos dons naturais do parceiro, Gilberto Gil apelidou-o de João Dó Nato. É Gil quem explica: “Certa vez, eu fiz essa brincadeira com o nome do meu querido João para expressar a nítida impressão que ele me dá de ter com a música uma ligação física. Na verdade não foi uma brincadeira partindo de quem, como eu, sabe que João forma com a música uma espécie de ovo mágico, ele e a música, gema e clara desse ovo. É o mesmo Donato de sempre, chocado e nascido nota musical”. Juntos, Donato e Gil compuseram algumas das mais permanentes canções da música brasileira, “A paz”, “Lugar comum”, “Terremoto”, “Emoriô”, entre elas. [ ... ]


Começou a tocar acordeom e piano na infância. Mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 40 e no início dos anos 50 já atua profissionalmente na noite carioca. Logo fez amizade com Tom Jobim, João Gilberto, Luiz Bonfá e outros. Gravou alguns discos na década de 50, e em 1959 foi para o México, seguindo para os Estados Unidos, onde morou por alguns anos. Lá gravou discos solo e com outros artistas, e algumas de suas composições fizeram muito sucesso, como Amazonas, A Rã e Bananeira, caracterizadas pela originalidade rítmica levada ao piano. "





* Gosto, principalmente, das suas composições : Verbos do Amor, Simples Carinho, Até quem Sabe, Nasci para Bailar, Doralinda,, Brisa do Mar,Naquela Estação, Me dê notícias de você, Só danço samba, La vem você, Nua ideia,

Sonho e Fantasia, e de todas as outras !

Nenhum comentário: