Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 1 de agosto de 2009

A Loucura em Liberdade, um artigo de Cleide Correia sobre a loucura em Crato


Por Carlos Rafael Dias

O nº 5 da revista Tendência – Caderno de Ciências Sociais, publicação do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (URCA), lançada em setembro de 2007,- traz um interessante artigo de autoria da professora Cleide Correia de Oliveira(1), sob o título “A Loucura em Liberdade: Vivência e Convivência”(2). A partir da identificação de personagens considerados diferentes, ou “loucos”, que circulavam livremente nos espaços públicos da cidade do Crato, no período de 1930 a 1970, o artigo é um estudo sócio-histórico ancorado no método da história oral. No artigo, “a loucura narrada no cenário de Crato indica a existência de uma multiplicidade que revela a complexidade, a diversidade transcendendo o paradigma psiquiátrico tradicional, cujo princípio fundamental é a idéia de que o louco deve ser isolado da sociedade”. Este paradigma se apóia na idéia de que a intervenção médica para o tratamento da loucura deve prescrever necessariamente o isolamento do doente em casas especializadas – os temidos hospitais psiquiátricos. Somente por este aspecto, o artigo já teria o seu inegável valor como literatura médica. No entanto, para quem viveu em Crato no espaço cronológico escolhido pela autora como recorte de tempo , o artigo vale, e muito, pelo resgate de uma série de personagens que, pela singeleza de suas vidas, nunca interessaram à história oficial, mas que permanecem preservadas indelevelmente no imaginário de toda uma geração.

O período abordado foi escolhido por abrigar dois marcos na história da saúde do Crato: a fundação da primeira instituição hospitalar na região do Cariri, o Hospital São Francisco de Assis, em 1936 (quando a sociedade local ainda convivia com a loucura em liberdade), e da criação do Hospital Psiquiátrico “Casa de Saúde Santa Tereza”, em 1970 (quando a loucura foi aprisionada).

Com a coleta de depoimentos de pessoas que conheceram os ditos personagens considerados diferentes, o artigo resgata a história de vida de nove loucos, verdadeiros tipos populares que marcaram época em Crato: Maria Caboré, Pernambucana, Tandôr, Compadre Chico, Dona Joaquina, Baixeirinha, Moipen, Pedro Cabeção e Antonio Corninho. Os relatos, com suporte de fontes secundárias, enfatizaram as características, as vivências e convivências desses personagens e revelaram situações tanto trágicas quanto cômicas. Esses “estranhos” personagens viviam em casas velhas, em ruínas e praças públicas, apresentando comportamentos que fugiam das normas sociais e dos mecanismos institucionais de controle.

SONHOS, MANIAS, DRAMAS E PAIXÕES

Entre esses personagens, alguns chegaram a transcender suas vidas de excentricidade e sofrimento, como foi o caso de Maria Caboré, “uma morena com estatura mediana, que gostava de usar pulseiras, bijuterias e colar doados pelos moradores da cidade. (...) Tinha um desejo muito forte de contrair núpcias com o “Rei de Congo”. As crianças da época conheciam esse desejo e exigiam que ela deglutisse objetos, como bola de gude, frutas pequenas e outros, em troca do casamento. Sendo assim, essa personagem fazia um grande esforço para engolir tais objetos, para casar-se com o referido Rei, fruto da sua imaginação.” Depois de morta, vitimada pela peste bubônica, na década de 1930, Maria Caboré passou a ser venerada como dispensatária de milagres. Até hoje, o seu túmulo, no dia de finados, é visitado por grande número de pessoas, que deposita flores e velas em retribuição às graças alcançadas.

Compadre Chico é outro personagem que merece destaque, pela sua fixa crença de que o regime monárquico seria restaurado no país e pela sua mania de planejar como este fato se daria. Com o seu imaginário subalterno, a quem chamava de Frutuoso, “planejava batalhas, nomeava comandantes, designava o local em que as tropas deviam postar-se para o ataque e, às vezes, marcava a data em que o Crato seria saqueado (...) em prol do retorno do imperador.”

O drama, não como uma ficção artística, mas como uma realidade cotidiana, sempre foi uma constante na vida desses personagens, como aquele vivenciado por Dona Joaquina, que viveu no Crato entre as década de 1940 e 1950. Trabalhava, junto com a filha, como doméstica, mas um dia abandonou a família e foi morar na Praça da Sé, sob um oitizeiro. Diariamente, sua filha deixava-lhe comida e um dia foi buscá-la quando o mal que a vitimou lhe acometeu.

Nas décadas de 1950 e 1960, um homem de estatura alta e de aspecto moribundo vagava pelas ruas da cidade, de porta em porta, com um prato de flandre já gasto, girando em um dedo da mão direita enquanto repetia, com voz diferente, uma locução: Moi... Moi... Moi... Moipen... Moipen... Moipen. Por isso, todos o conheciam por Moipen, sabendo, devido a sua inclinação religiosa, que a estranha palavra era uma corruptela que significava “uma esmola para Nossa Senhora da Penha”.

Para finalizar, não poderia deixar de citar outros dois personagens enfocados no artigo, responsáveis por situações de rara comicidade: Pedro Cabeção e Antonio Corninho.
Pedro Cabeção, assim conhecido devido a avantajada cabeça, ainda mais desproporcional devido ao seu corpo miúdo, tinha dois sonhos, que só veio a realizar depois de passar a perceber uma renda fixa por conta da aposentadoria: conhecer a estátua do Padre Cícero, na vizinha cidade Juazeiro do Norte, e adquirir um aparelho de rádio. Pedro vivia com uma tia que ao chegar em casa viu-lhe quebrando o rádio com uma pedra. Indagado por que fazia aquilo, Pedro respondeu que era por causa do rádio, que não parava de lhe aperrear, perguntando o tempo todo: você viu o cabeção por aí? Na verdade, ele se referia a um refrão de uma canção muito tocada pelas emissoras de rádio no início da década de 1970(3).

Já Antonio Corninho, que tinha ponto fixo na Rua da Vala (hoje rua Tristão Gonçalves), ficava bravo quando lhe tratavam pelo depreciativo sobrenome. Incontinenti, retrucava: “melhor ser corno do que ser prefeito. Prefeito é só quatro anos e corno é pra vida toda”. Não se sabe, porém, se a alcunha foi por conta de algum trauma sentimental, devido a uma infidelidade que lhe foi atribuída. Mas, os relatos sobre ele atestam a existência de um caso amoroso que ele manteve com uma louca a quem apelidavam de Macaúba, “a qual sempre aparecia grávida. Os dois viviam em eterna lua-de-mel, na rua Tristão Gonçalves, nos batentes do prédio onde funcionava o escritório da VASP, causando transtornos aos transeuntes.”

Lembro do dia em que Antonio Corninho morreu e como o fato teve uma grande repercussão na cidade.

Notas
1. Enfermeira. Professora Mestra Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato – CE. cleide@urca.br.
2. Prêmio Jane da Fonseca Proença, 1º lugar – melhor trabalho de Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental e Relacionamento Interpessoal – 54º CBEn.
3. Música “O Cabeção” de Roberto Corrêa e Sylvio Son, gravada pelos Golden Boys.

8 comentários:

socorro moreira disse...

Penso na "loucura" como leiga.
Conheci e convivi com a maioia dos personagens citados.
Sentia medo e compaixão. Não vislumbrava na minha imaturidade ( cronológica e emocional) nenhuma saída. Simplesmente não pensava.
A loucura persiste. Agora os loucos não são famosos.
A Casa de Saúde Sta Teresa é a pior prisão, que se possa imaginar. Sem maiores julgamentos...(Sobrevive como pode )!
Sou simpatizante do legado terapêutico deixado pela Dra. Nilse da Silveira.
O Cariri ainda não dispoe de um espaço adequado para um tratamento humanizado.
Não existe uma única família , sem um caso de "loucura" !
E se a gente pensar nas diversas formas de loucura, aí ser louco é virtude !
A felicidade estaria ligada ao equilíbrio corpo, mente e alma ?
Nesse caso vale tudo : rezar, amar, fazer yoga, praticar esportes, ter um amigo ou um psicólogo de plantão...Buscar o auto-conhecimento. Aprender com a dor , vencer as dores da alma, e descobrir por fim , na compreensão do todo, que a vida pode ser bela, que podemos viver estoicamente, sem neuras, tendo como mira o " Nirvana".
Esse assunto "loucura" é amplo, e a discussão mais ampla ainda.
Quisera o conhecimento com bases científicas para trocar informações mais particulares e esclarecedoras.

Help pra quem domina a loucura !

Abraços Carlos Rafael.

Tema interessantíssimo !

socorro moreira disse...

* Nise

Carlos Rafael Dias disse...

Socorro,

Este teu comentário vale ser alçado para a página principal do blogue. Muito lúcida a sua compreensão acerca da loucura. Geraldo Urano, ironicamente, disse a frase que sintetiza todas as diversas causas da insanidade: a loucura é a falta de respostas. O que me deixa mais confortável com essa doença da mente e do espírito é que o louco tem uma grande possibilidade de virar santo. É a santa loucura.

Bom final de semana. Agosto com muitos e bons gostos. Beijão.

Claude Bloc disse...

Carlos,

Gostei de ler o texto, que reflete uma análise sobre a loucura, mas que ao mesmo tempo nos faz relembrar desses personagens que povoaram nosso imáginário infanto-juvenil.
Lembro-me de um desses personagens que se sentava à calçada do Colégio Madre Ana Couto em pleno sol, pedindo esmola.
Não sei o seu grau de loucura, mas ele mostrava uma perna doente e cantava: "Meus irmãos da caridade/ perna de urubu cangueiro/ "derem" esmola ao podre cego / que tá liso, sem dinheiro".
A gente ria da ousadia em chamar os passantes de "perna de urubu cangueiro" mas acabava dando a esmola (quando tinha, que estudante era mais liso/a que ele).(risos)

Abraço,
Claude

Carlos Rafael Dias disse...

Claude,

Sempre me surpreende, positivamente, esses seus singelos e ricos testemunhos sobre o cotidiano da nossa amada província. Quando isso acontece, percebo que a "Vila do Piqui", tem um certo charme cosmopolitano, que nos entrelaça à Terra da Luz, a exemplo da sua saga familiar e de outras que o destino fez aqui aportar.

Liduina Belchior disse...

Carlos Rafael:
Adorei relembrar através do seu texto,os biotipos arquetípicos da doença mental de pessoas tão importantes como Moi,Moi;Antonio Corninho,cabeção e tantos outros como Chupetinha e Tandô lembra?....
Essa enfermidade por ironia do destino é um tipo de Psicose que se chama Esquizofrênia somples.Sem surtos e continua.E estas pessoas as considero Os "santos
Loucos".Você me comoveu e está de parabéns por tão perfeito escrito.Liduina.Vilar.

Liduina Belchior disse...

Pequena correção:Esquizofrênia simples.

Carlos Rafael Dias disse...

Liduína,

Grato por suas palavras. O mérito maior deste artigo é da profa. Cleide Correia, que faz uma análise ao mesmo tempo social e histórica deste fenômeno típico de cidades provincianas, como era o Crato na segunda metade do século XX. Aqui, os loucos conviviam com a aparente sanidade social e interferiam no cotidiano.

Abraços