Baysa, uma das grandes e inesquecíveis figuras cratenses !
A primeira vez que fui a um salão de beleza eu tinha 4 anos. Acabara de cortar meus cachos com uma tesoura, e teria feito o mesmo com o rabo de cavalo da minha irmã Verônica, se a minha mãe não tivesse chegado à tempo. Pra corrigir os estragos resolveram frisar o meu cabelo. Claro que ficou horrível, e eu fiquei com trauma de cabeleireiros.
Na adolescência, nos dias de festa , passávamos o dia inteiro, num salão de beleza. Baysa era lotada. Na minha timidez e quietude, esperava a minha vez ,horas e horas, vendo muita dondoca passar na minha frente. Mas eu gostava de ver os resultados, observar a arte de Baysa - arte incansável !
Quando fui crescendo , fui ficando mais próxima daquela figura humana, e nos tornamos grandes amigas.
Já não esperava tanto , e gozava de delicados privilégios , como lanchar na cozinha da casa ,uma tapioca quentinha com café , alem das boas conversas com uma das figuras mais humanas e sensíveis que conheci, em toda minha vida.
Profissionalizou muita gente. Muitos com ela, desenvolveu a própria arte. Coisa que , de vez em quando, lembro e discuto com o amigo e grande profissional :Welligton .
Baysa fazia política , naturalmente. Estava distante , por ocasião do seu mandato como vereadora da Câmara Municipal do Crato, mas tenho conhecimento de que ela o exerceu com propriedade .
Sua imagem ficou gravada como grande artista , e figura humana de valores especiais.
Nessa simples homenagem , minha enorme saudade, amiga Baysa !
Um comentário:
Sempre achei desperdício o tempo perdido no salão para arrumar os cabelos, até porque eu faço o gênero despenteado mesmo. Existe um texto de Martha Medeiros que se encaixa direitinho no meu perfil.
Ah, mas deixemos e escritora pra lá, eu vim até aqui foi para dizer que, apesar do meu estilo despenteado e de não gostar de perder tempo no salão, com Baysa era outra história...
Ela sabia como tratar cada uma de suas clientes. O que podemos chamar hoje de tratamento vip, ela já aplicava a muito tempo.
Pisando leve, sabia se fazer ouvir mesmo quando o secador estava em uso. E era tão bom ouvi-la...
Ela deve estar ajeitando os cabelos dos anjos. Saudade!!!
Postar um comentário