Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

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... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


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domingo, 29 de novembro de 2009

Natalie Wood - por Luiz Carlos Merten



Falei no livro que li no avião, na ida para Londres (Boca do Lixo, Cinema e Classes Populares, de Nuno César Abreu) e falo agora no que comprei no aeroporto e comecei a ler na volta. Natalie Wood, uma biografia da atriz, por Gavin Lambert. Ainda não terminei, mas é maravilhoso. Natalie, de atriz mirim uma mulher, foi uma das minhas primeiras fixações no escurinho do cinema. Ela faz parte de emoções para mim que são, inesquecíveis - Rastros de Ódio, Clamor do Sexo, Amnor Sublime Amor. Adoro uma feminista de A Corrida do Século ea psicanalista psicanalisada de Médica, Bonita e Solteira. Natalie era de ascendência russa. O pai ea mãe chegaram aos EUA fugindo da revolução. Lambert abre o livro com uma citação de Stella Adler, segundo a qual os russos chegam a ser exageradamente Sensíveis, enquanto os americanos Têm dificuldade de exteriorizar emoções porque, culturalmente, se sentem muito vulneraveis. Natalie, embora nascida Natalia, nos EUA, era russa ou assim gostava de se definir. A primeira parte do livro narra a história da mãe dela, fugindo da Rússia pós-revolucionária, Através da China. A mãe era rica, dizia que sua família tinha os Romanovs conexão com. O pai era um pobretão que não podia ver rabo de saia. A mãe também não controlava uma libido. Triângulos viveram, às vezes debaixo do mesmo teto, tanto ele como ela. Natalie também tinha uma sexualidade exagerada (ou será que era tão normal, exagerada para Hollywood?), À flor da pele. Ela morreu em circunstâncias um tanto suspeitas (estaria bêbada e caiu do barco, morrendo afogada) em novembro de 1981, aos 43 anos. Não era uma vamp, não era uma pin up, não era um produto da máquina dos estúdios. Natalie era uma mulher. Tinha alma. Lendo o livro, que ainda não acabei, cheguei à conclusão que as personagens foram melhor que um expressaram uma Wilma Dean de Clamor do Sexo, do Kazan, ea Alvah Starr que Pollack adaptou de Tennesse Williams, em Esta Mulher É Proibida.

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