Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 29 de novembro de 2009

O Cão de Petúnia - Por Rejane Gonçalves



Petúnia escreve com ódio, venho observando. Bate no rosto das palavras, aperta-lhes o pescoço e já estrangulou tantas, que me acostumei. Ninguém descobre os crimes. Eu mesmo faço covas rasas no quintal, enterro as infelizes, deixo-lhes uma petúnia em cima do túmulo e nos mudamos para alguma dessas cidadezinhas, onde todos sabem da vida de cada um, mas antes que se inteirem da verdadeira profissão de Petúnia, eu já depositei a flor e pegamos a estrada.
Não sei por que me deu vontade de espionar o repouso dolorido das palavras de Petúnia. Forço a fechadura da gaveta e leio tudo o que Petúnia guarda lá dentro; pela temperatura de alguns papéis, a umidade da tinta, o cheiro inconfundível de livro novo, dá para perceber que algumas acabaram de ser escritas. Faz-se um redemoinho dentro de minha cabeça, um gosto amargo da ração de não sei quando me vem à boca, mexo, para cá e para lá, minhas fortes mandíbulas, recolho as grandes patas dos papéis, eriçam-me os pelos; é tudo tão delicado, todas as palavras estão bem alimentadas, semblantes amenos, cabelos soltos nos travesseiros, ou amarrados com belos laços de fita, respiração cadenciada dentro de um ritmo sem sobressaltos, movimentos sutis, sono tranquilo; mesmo se alguma se revira na cama o faz de modo a não incomodar as outras. Petúnia é uma mãe cuidadosa, protetora, perfeccionista, extremada, eu constato. Quem, então, eu enterro em covas rasas nos quintais? Tento ficar calmo, posso esperar para perguntar à própria Petúnia, assim que Petúnia chegar em casa. Envelheci feito o camponês de Kafka à porta da Lei. Morro sem ver Petúnia. Não me culpem. O que vocês queriam, afinal? Sou apenas um cão hidrófobo. O cão de Petúnia.

(Para Murilo Rubião, por Petúnia)
Rejane Gonçalves
* De vez em quando apresento Rejane Gonçalves. Nunca deixou de ser um susto para mim conhecer e reconhecer essa mulher. Foi em 1976 , na cidade de Recife. Trabalhávamos juntas na Ag. do Banco do Brasil ( Metr. Sto Antônio). Ela simpática e calada. Falava com os olhos. Sempre acompanhada de um livro , que eu nunca havia lido : Demian , de Hermann Hesse, ou alguns de Franz Kafka... Sempre comprando um disco de Chico ou Caetano; sempre sugerindo um filme estreante. Um dia , descobri que escrevia. Li, e fiquei impressionada ! Aquela menina , perto de mim ( amiga, colega), escrevia como um desses autores , que a gente compra pela fama de bom literata. No nível dos melhores , Rejane era cidadã comum, que trabalhava pelo salário mensal, pra pagar as contas , e comprar livros e discos. Somos amigas desde, e sempre !
Tenho muito orgulho da minha amiga escritora : Rejane Gonçalves ! E pra completar , casou-se com um cratense da Ponta da Serra, gente fina e amigo : Pedro Valdevino de Brito. Eita casal que deu certo !
Abraços aos dois.

Nenhum comentário: