Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Homenagem ao meu pai – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


Quero fazer uma singela homenagem ao meu pai, Aníbal Viana de Figueiredo, que faleceu há três anos e sete meses. Ele foi um cratense de privilegiada inteligência que estudou em Fortaleza, mas como amava muito o Crato, preferiu montar o seu consultório de dentista nesta cidade. Casou com minha mãe, Maria Eneida de Figueiredo em 29 de dezembro de 1945 e viveram juntos sessenta anos. Dessa união nasceram oito filhos. Foi um exemplo de marido e de pai. A saudade é grande, mas fica a certeza de que ele cumpriu a sua missão na terra. E pela minha fé, acredito que está contemplando a face de Deus, pois passou sua vida fazendo o bem aos outros. Um homem digno que plantou nos filhos a semente da honestidade, da responsabilidade, do respeito ao ser humano e do amor ao próximo.

Meu pai era uma pessoa que tinha muito amor e entusiasmo pela vida e valorizava a amizade. Lembro-me com muita gratidão, que recebi dele muito carinho, amor e apoio em todos os momentos da minha vida, tudo que um ser humano precisa para crescer de maneira saudável. Embora sentindo muita falta da sua presença física, ele continuará nos guiando com o exemplo de vida e os ensinamentos que deixou para nós, seus filhos, para vivermos no caminho da retidão. Com a sua profissão, conseguiu formar todos os filhos. Jamais se preocupou em acumular riquezas e ter poder, pois era uma pessoa simples e sem vaidade. Sinto que meu pai nos deixou a melhor herança, os valores “que nem a traça e a ferrugem corroem, nem os ladrões assaltam e roubam.” (Mt, 6-19).

Agradeço a Deus por ter me dado um pai tão maravilhoso, presente em todos os momentos da minha vida. A educação que recebi dele era baseada no seu testemunho de vida. Muitas vezes, eu presenciei cenas importantes para o meu crescimento como pessoa humana nas atitudes de meu pai. Na sua profissão, nunca agiu com egoísmo, sempre tratou bem a todos os seus clientes, sem fazer nenhuma distinção com os que podiam pagar ou com os que não podiam pagar. Era solidário com os novos dentistas que se instalavam na nossa cidade, ajudando-os em tudo que fosse possível, sem nenhum temor de sofrer concorrência. São essas e outras qualidades que admiro no meu pai e foram passadas para todos os filhos ao longo da vida, que me fizeram decidir escrever essas palavras de respeito, amor, orgulho e agradecimento por esse pai que fez tudo que pode para fazer de seus filhos pessoas dignas.

Por: Magali de Figueiredo Esmeraldo

12 comentários:

socorro moreira disse...

Emocionei-me !

-Seu pai, uma figura amada pelo Crato !

Grande abraço, amiga !

Stela disse...

Linda homenagem! e merecida. É muito bom herdar a verdadeira riqueza dos nossos pais. Só assim poderemos também espalhar boas sementes na terra.
Abraços pra você Magali.

Anônimo disse...

Obrigada Socorro e Stela, essa homenagem veio de dentro do coração.


Abraços

Magali

Claude Bloc disse...

Magali,

Padrinho Aníbal foi sem dúvida um grande homem e um ser humano de primeira grandeza.

Guardo sempre seu sorriso contido, sua voz mansa, sua bondade incontestável em meu coração. Sei que o Pai Celeste reservou para ele um bom lugar e é de lá que ele olha, vela e zela pelos seus.

Abraços emocionados

Claude

Anônimo disse...

Obrigada Claude, você foi testemunha do homem honrado que ele foi.

Abraços


Magali

jair rolim disse...

Magali, brilhante esta homenagem para o seu pai. Quem nao passou pelas maos do Dr. Anibal. Agora ca para nõs, aquele medo da cadeira do dentista que seu pai tao docemente tratava aquela crientela infantil. Fui muitas vezes no consultório do Dr. Anibval Figueiredo.
Abraços
Jair Rolim

Anônimo disse...

Jair Rolim,


Metade da meninada tratava dos dentes com papai, a outra metade era com o Dr. José Nilo. Eles foram colegas e muito amigos.
Obrigada pelo incentivo.

abraços

Magali

Armando Rafael disse...

Magali,
Mais do que uma homenagem filial (e merecida) ao Dr. Anibal. Um resgate de um pedaço do Crato que se foi...

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

A sorte me sorriu por ter sido cliente do Dr. Aníbal Viana de Figueiredo e nessas andanças no seu consultório conheci sua filha Magali. Ai, pela segunda vez, fui bafejado pela sorte, pois hoje a filha do meu dentista é a minha mulher. Ela herdou todos os atributos do seu pai, com o qual convivi e aprendi a admirar. Dr. Aníbal era muito amigo do meu pai e lamentava por ele (meu pai) não haver vivido o suficiente para nos ver casados.
Convivi com o Dr. Aníbal de perto e muito aprendi com ele, tendo nele um modelo de comportamento. Costumava dizer a ele que, eu o havia adotado como pai e, quando de sua morte, senti como se fosse o meu próprio pai.
Esta é uma justa e merecida homenagem.
Parabéns querida Magali.
Beijos.

Anônimo disse...

Obrigada Armando Rafael e Carlos. Escrevi essa homenagem, com o
sentimento que veio do coração.


Abraços


Magali

Roberto Jamacaru disse...

Magali

Um dia, em plena Rua Dr. João Pessoa - em Crato - percebi o quanto nossas referências (pessoas conhecidas)estão desaparecendo do nosso convívio social.
No meio do grande número de transeuntes, custei a reconhecer um rosto amigo. Vi, pasmo, muita gente nova e quase nenhum conhecido.
Pessoas com Dr. Aníbal, e todos os demais de sua geração, práticamente já não existem e isso me dá uma profunda tristeza.
Em mais algumas décadas, seremos nós... Fazer o quê?
Parabéns, você teve um pai exemplar.
Justa homenagem.

Roberto Jamacaru de Aquino

Anônimo disse...

Roberto,

Obrigada pelas suas palavras. Sinto também falta do tempo que tinha Aníbal, Abidoral, José Nilo, Seu Pierre, José Esmeraldo e tantos outros...