Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 10 de janeiro de 2010

MINHA CALÇA TOPEKA por Marcos Barreto de Melo

(ao meu pai nos vinte anos de sua ausência)


Eu não tinha cinco anos
Vi o meu pai viajar
Apressado, na carreira
Saiu sem nos abraçar

Foi pra um lugar distante
Uma cidade crescida
Para se examinar
Com um doutor desse lugar

Eu criança, não sabia
O que de certo acontecia
Não queriam me dizer
Pra eu não entristecer

Mas o tempo foi passando
Vi meu pai se demorando
Resolvi a perguntar
Ninguém quis me responder

Fiz a ele uma carta
Dessas cartas de criança
Que a tia junta as palavras
Pra carta ser mais bonita

Como eu nada sabia
Já que ninguém me dizia
Pedi a ele um presente
Sem saber sua agonia

Pra trazer na sua bagagem
Quando de volta viesse
Pedi a ele uma calça
Dessas que só homem veste

Em pouco tempo chegou
O presente que eu pedia
Era uma calça topeka
Do jeitinho que eu queria

Eu fiquei muito contente
Com a minha primeira calça
Mas, não podia entender
Porque veio antes dele



Vestido com minha topeka
Me danei a passear
E com a minha tia Cristina
Fui ao grupo escolar

Mas, não era para estudar
Era só para brincar
Pra sorrir, me distrair
Pro tempo logo passar

Sentia uma coisa ruim
Não sabia explicar
Disse isso a minha mãe
Ela me disse: é saudade

Foi essa a primeira vez
Que a danada me pegou
Era uma dor incontida
No meu peito escondida

Depois de um certo tempo
Tudo foi se clareando
Meu coração se apertando
Com medo do que viria

Quando enfim ele voltou
Minha alegria ruiu
Nunca mais vesti a calça
Pois só queria de presente
Ver o meu pai novamente
Inteiro como saiu

Marcos Barreto de Melo

SSA, 2009

4 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Alô Marcos

Que alegria ver seus poemas aqui no Cariricaturas. E este sobre seu pai, o extraordinário Geraldo Melo foi por demais emocionante. Parabéns pelos seus versos que estão enriquecendo o Cariricaturas.
Como me orgulho do valor poético desse menino do São José, que a Bahia nos roubou e foi reconhecido até por Dominguinhos que musicou um dos seus poemas.
Abraços

Claude Bloc disse...

Gostei demais de do texto...

Obrigada, J. Marni, pela oportunidade de nos fazer ler coisa boa...

Abraço,

Claude

Marcos Barreto de Melo disse...

Prezado Carlos Eduardo,

Foi bom lhe encontrar no cariricaturas. Fico muito lisonjeado com suas palavras de apoio e incentivo.
Um forte abraço,

Marcos Barreto de Melo

Aloísio disse...

Marcos,
Como é bom ver você expressando suas tristezas e saudade com a beleza de sua poesia.
Abraços