Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cândido Botelho- por Norma Hauer



Foi no dia 24 de fevereiro de 1907 que nasceu, em São Paulo, o cantor Cândido Botelho.
Para quem não sabe, foi ele que lançou, em primeira mão, no espetáculo "Joujoux e Balangandans", a famosa "Aquarela do Brasil", posteriormente gravada por Francisco Alves. Sua estréia foi naquele espetáculo, realizado no Teatro Municipal, no qual também tomou parte a atriz Heloísa Helena.

Heloisa Helena sempre afirmava que foi nesse mesmo espetáculo que o choro "Carinhoso" (de 1918) recebeu letra (de Braguinha) e foi ali cantado pela primeira vez.

Bem, mas vamos a Cândido Botelho.

Também foi Cândido Botelho que lançou a "Aquarela" na NBC, de New York, para a qual foi contratado depois de se apresentar na Feira Mundial daquela cidade, em 1940.

Cândido Botelho, estudou canto lírico, cantava trechos de óperas e operetas, mas acabou dedicando-se ao canto popular. Seu primeiro espetáculo deu-se no Salão Germânia, em São Paulo, interpretando operetas. Mas sua primeira gravação(em 1929) foi de duas modinhas.

Gravando, em 1929, as modinhas "Canção da Felicidade" e "Canção do Violeiro passou a ser o cantor preferido de Villa Lobos.

Foi convidado para participar da inauguração da Rádio Nacional, em 1936, mas somente no ano seguinte veio de mudança para o Rio de Janeiro, passando a atuar naquela emissora.

Em 1938 transferiu-se para a Rádio Mayrink Veiga, onde César Ladeira o denominou "A Voz Apaixonada do Brasil". Ali fez parte do "Teatro de Operetas", cantando ao lado de Marcel Klass e Stela Maris; esta abandonou o canto ao casar-se com Dorival Caymmi.

Devemos a Cândido Botelho a gravação de "Quem Sabe"? , de Carlos Gomes,a partir da qual se tornou conhecida do "grande público", que não freqüentava teatros. 25 fev (1 dia atrás) Norma
CÂNDIDO BOTELHO -2-
Cândido Botelho teve seu apogeu entre os anos de 1939 e 1941. Foi quando gravou "Canta Maria", de Ari Barroso.

Em 1942, abandonou a carreira e foi viver em uma fazenda, mas ainda gravou dois LPs na Continental, em 51 e 52.

Afastado, definidamente, Cândido Botelho faleceu em 20 de abril de 1955.
Norma Hauer

Nenhum comentário: