Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Começo - por Phelipe Bezerra Braga

Pode-se dizer que a criminologia surge com os trabalhos teóricos de Cesare Lombroso (1835-1909). A própria compreensão da criminologia começava a se construir como uma ciência voltada para o estudo da natureza crime e do criminoso.
Lombroso ao abordar o crime como um fato cientifico, colou-se em oposição a Escola Clássica. Que definia a ação criminal em termos legais, defendendo a liberdade individual em relação aos efeitos punitivos do cárcere. Rejeitando este posicionamento surge a Escola Positivista defendida por Lombroso e seus seguidores. Usando como bases teóricas para seus trabalhos as teorias evolucionistas, positivistas e materialistas.
Defendendo que as raízes do crime seriam biológicas, Lombroso acaba que por reduzir o crime como um fenômeno natural, considerando o criminoso como um doente. Pela simplicidade que sua teoria tinha, suas idéias foram na época bastante aceita pela sociedade.
A partri de 1880 as idéias básicas da Antropologia criminal criada por Lombroso começou a ser criticada por diversos estudiosos. Chegando a afirmar que a Teoria de Criminoso Nato era puramente dedutiva.
Quando a Antropologia Criminal entra em decadência na Europa, na America Latina ela ganha impulso e novos discípulos. Principalmente no Brasil onde encontraram entusiasmados juristas que divulgavam as principais idéias de Lombroso e da Escola Clássica.

Nenhum comentário: