Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

maria Bonita por Raquel Silveira





A primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Assim foi Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita. Nascida em 8 de março de 1911 (não por acaso o Dia Internacional da Mulher!!) numa pequena fazenda em Santa Brígida, Bahia e filha de pais humildes Maria Joaquina Conceição Oliveira e José Gomes de Oliveira, Maria Bonita casou-se muito jovem, aos 15 anos. Seu casamento desde o início foi muito conturbado. José Miguel da Silva, sapateiro e conhecido como Zé Neném vivia às turras com Maria. O casal não teve filhos. Zé era estéril.

A cada briga do casal, Maria Bonita refugiava-se na casa dos pais. E foi, justamente, numa dessas “fugas domésticas” que ela reencontrou Virgulino, o Lampião, em 1929. Ele e seu grupo estavam passando pela fazenda da família. Virgulino era antigo conhecido da família Oliveira. Esse trajeto era feito com freqüência por ele. Era uma espécie de parada obrigatória do cangaceiro.

Os pais de Maria Bonita gostavam muito do “Rei do Cangaço”. Ele era visto com respeito e admiração pelos fazendeiros, incluindo Maria. Sem querer a mãe da moça serviu de cupido entre ela e Lampião. Como? Contando ao rapaz a admiração da filha por ele. Dias depois, Lampião estava passando pela fazenda e viu Maria. Foi amor à primeira vista. Com um tipo físico bem brasileiro: baixinha, rechonchuda, olhos e cabelos castanhos Maria Bonita era considerada uma mulher interessante. A atração foi recíproca. A partir daí, começou uma grande história de companheirismo e (por que não!) amor.

Um ano depois de conhecer Maria, Lampião chamou a “mulher” para integrar o bando. Nesse momento, Maria Bonita entrou para a história. Ela foi a primeira mulher a fazer parte de um grupo do Cangaço. Depois dela, outras mulheres passaram a integrar os bandos.

Maria Bonita conviveu durante oito anos com Lampião. Teve uma filha, Expedita, e três abortos. Como seguidora do bando, Maria foi ferida apenas uma vez. No dia 28 de julho de 1938, durante um ataque ao bando um dos casais mais famosos do País foi brutalmente assassinado. Segundo depoimento dos médicos que fizeram a autópsia do casal, Maria Bonita foi degolada viva.

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Aproveito para pedir à Claude, à Socorro, ou ao Carlos Rafael, qe possa implantar o código das Salas de Bate-Papo dos Blogs do cariri aqui no CaririCaturas, a fim de que possamos finalmente obter a integração total entre todos os sites da Rede.

Pretendo implantar esse código em mais de 45 Sites que se intercomunicam. São inúmeras salas de bate-papo e "N" podem ser criadas ainda ( centenas, se preciso ).

Inicialmente, temos Salas de Assuntos Gerais, Amizade 01 e 02, Temas Adultos, etc... a diferença é que pretendemos que seja usado pelos caririenses. Vamos usar para conhecer novas pessoas, fazer amizades, estreitar os laços.

Ontem, entrei no Bate-Papo e fiquei conversando com 5 pessoas até 1 da manhã. Esperei muito que alguém daqui aparecesse, pois estava muito bom.

A Sala está inicialmente instalada no Blog do Crato e no CaririCult ( num tamanho menor ), mas estou fazendo campanha para espalhá-la por todo o Cariri. A Rede Blogs do cariri conta com mais de 45 sites atualmente. Espero obter a participação de todos os sites, pois é para a integração e amizade entre todas as pessoas do Cariri.

Maiores informações, visitem o Blog do Crato. O Código pode ser enviado por E-mail para quem quiser colocar.

Abraços,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com