Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 24 de abril de 2010

Roer Ou Não Roer Pequi - Eis A Questão. Por Liduina Belchior.

Todos nós conhecemos aquele bordão:"Ame-o ou Deixe-o".Guardadas as devidas proporções, isto ocorre com o nosso famoso e ilustre Pequi. Para quem gosta o cheirinho dele no feijão, no baião, ou mesmo no arroz adentra nosso aparelho respiratório a léguas... Casas vizinhas juntinhas ou apartamentos quando as matriarcas o estão a cozinhar seu aroma é conhecido janela ou porta a dentro.Todos aguardam com ansiedade a hora de deglutí-lo. Às vezes tem até disputa prá ver quem vai roer mais caroços.Outros curtem apenas o gosto dele no arroz ou no baião.Não apreciam "atolá-lo" na boca e ter um prazer gustativo que se Freud fosse fazer algum comentário, diria que é um prazer sexual de comilança... Mas para quem NÃO gosta a história é bem diferente. Tudo é insuportável: o o cheiro, o sabor, e a própria visão de quem está comendo. O incômodo é grande: tem xingamentos, zoeira, afobamento, e retiradas radicais dos locais onde podem sentir seu odor (na opinião deles). Por esta razão, na minha opinião, cheguei a seguinte conclusão: ninguém gosta mais ou menos do nosso fruto "crateiro".Ou adora ou odeia. Mas eu como pequizeira convicta, quando tiver pequi em suas casas, me convidem que lá estarei. Já estou aguardando a próxima safra, lá para novembro. E vamos fundar a APA (associação dos pequizeiros anônimos).
Dedico esse texto a Nicodemus e a Corujinha Baiana.Abraços: Liduzeira.

6 comentários:

Claude Bloc disse...

Me convida, ora! Quem mora fora do Crato morre de saudade desse gostinho especial do pequi...

Mamãe francesa da gema adorava e concorria com os filhotes na hora de degustar o pequi... Papai corria as légua tampando o nariz...

Oxente, mas eu ando catando uma oportunidade... Pequi, pequizada, pequi no baião, pequi no arroz, pequi no muncunzá (o nosso, salgado), pequi até no frango à moda de Goiás, contanto que haja pequi!!!!

Abraço,

Claude

Liduina Belchior disse...

Claude,

Na próxima safra irás comer arroz com pequi do meu quintal.Te prometo.
Abração: Liduina.

Claude Bloc disse...

Promessa é dívida, viu? (risos)

Abraço,

Claude

Luiz Carlos disse...

Daqui fiquei com água na boca vendo-a roer esse caroço de pequi. Água na boca só não. Seu texto e a imagem fizeram-me sentir o gosto de pequi no feijão, no rubacão...
Meu pai era cearense. Foi dele que herdei o gosto pelo pequi.
Na bandeira do Crato sem não tem a imagem do pequi, deveria ter. E por que não?

Luiz Carlos

Margarida Belchior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida Belchior disse...

Ai Meu Deus!!! Se eu soubesse teria ficado ai nesse dia..... mas os meninos queriam ir até Barbalha...Mas bem que a Tia insistiu....
Tô com água na boca minha prima...Quando retonei prá São Luís vinha de olho nas barraquinhas na tentativa de encontrar pequi para comprar.....Bjs... Margarida Belchior