A Psicóloga suiçaVerena Kast, especializada em psicologia profunda, escreveu um livro sobre a alegria. Antes dela, dificilmente algum psicólogo ousou trabalhar esse tema.Em livros de consulta sobre psicologia dificilmente se encontra o verbete"alegria".
.
Parece que a psicologia se dedicou unilateralmente ás feridas e á cura delas.Mas hoje conhecemos o grande efeito curador que a alegria tem sobre as pessoas, sua grande força terapêutica. Verena Kast descreve o efeito da alegria como a experiência de ser uno e de ser íntegro, como experiência de liberdade e vitalidade: "A sensação, tanto de ser um consigo como de ser íntegro, que nós seres humanos estamos tanto procurando existe no momento da alegria.
.
Isso nos dá também uma sensação de vitalidade, talvez de liberdade.Todos os movimentos ligados à alegria, até a alegria silenciosa, são movimento para o alto, movimentos de leveza". Não adianta convocar-nos mutuamente para a alegria.Não posso me alegrar "cumprindo uma ordem". Mas está em minhas mãos entrar em contato com a alegria que sempre está esperando no fundo do meu coração.
.
Cada pessoa lembra experiências de alegria espontânea de sua infância.Verena Kast nos anima a escrever uma biografia da alegria, a registrar todas aquelas experiências alegres que lembramos e a olhar imagens e fotos da infância, verificando em que medida refletem alegria. Perceber a alegria que vivi quando era criança pode me levar ao contato com a alegria que se perdeu sob as peocupações atuais. Mas, no fundo da minha alma, ela está presente, está apenas esperando para ser de novo chamada para fora.
.
Liduína
2 comentários:
Gostei do seu texto Liduína! É muito bom acordarmos todo dia com alegria e assim contagiarmos os outros.
Abraços
Magali
Magali,
Obrigada pelo comentário e nos contaminemos de alegria.Nós podemos.
Abraços; Liduina.
Postar um comentário