Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Acabei de falar com as tias High-Tech pelo Skype - por José do Vale Pinheiro Feitosa

O Rio está um tanto quente como uma cortina antes da frente fria. Há muito que não vejo os belíssimos dias de maio desta cidade. Os mesmos dias de maio que o poeta chileno Pablo Neruda lembrava no seu livro: Confesso que Vivi. Foi quando tive um longo diálogo com minhas tias pelo Skype.

Elas, felizmente, não leram o Cariricaturas no dia de ontem. Eu teria as orelhas puxadas mesmo no ambiente virtual. Aquilo postado soube por um primo que tem uma memória fotográfica e a tudo assistiu na varanda enquanto costurava uma sela que havia se rasgado. Ele é uma das minhas fontes sobre elas. Vamos à troca de palavras.

- Tia Mundinha, as senhora não considera ter saudade boa coisa para a senhora, não é?

- Mas meu filho quem foi que disse diferente? Tenho tantas saudades das coisas passadas e distantes que me torno mais viva com as coisas diante de mim. Saudade, viu, é peça de ajuste. É capaz de separar os objetos e fatos do mundo conosco dentro.

- Tia Rosinha a senhora não pensa como tia Mundinha, não é verdade?

- É e num é. Eu tenho que viver o agora e saudade é de coisa vivida. Mas não esqueço quando podia mais, lamentar o que deveria e não fiz, ter amor pelo que já não existe. Sempre prometi amor duradouro e quando dura, se ama até aquilo que já não está mais.

- Tia Maria o que a senhora pensa disto tudo?

- Eu não gosto de ficar me lamentando pelas coisas passadas. Nem me preocupo com as mudanças que a vida faz. O que não pode ser modificado de um modo, o será de outro. A sabedoria é achar que este outro existe. O mesmo corpo que foi menina serviu para a adolescência e hoje, como foi outrora, é o mesmo da minha idade. E vou dizer uma coisa, chegar até aqui é um privilégio danado. Ainda estar em companhia das meninas e ter uns sobrinhos queridos como você é tudo que me esforcei por ter. Mesmo quando não se pode, se busca algo parecido.

- Não quero deixar as senhoras perdendo sono, amanhã tudo começa muito cedo, mas me digam uma coisa, bem simples, o que diria para alguém ainda jovem mas que um dia terá as idades das senhoras?

Rosinha foi a primeira a responder – Faça tudo de bom para ter saudade. Ela é a medalha premiada de quem fez coisas tão boas que se busca algo igual, mesmo que no sentimento de privação delas.

Tia Maria veio em seguida – A nossa idade não é diferente da medição da idade em qualquer época da vida. Aniversário é comemoração por ter vivido, mas viver, em qualquer idade, é inventar o que ainda não existe.

E finalmente tia Mundinha – Não tem nada para dizer. Viver, talvez, seja o resumo de antes, de agora e depois.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Passei dois dias sem net. Aproveitei pra visitar pessoas, cobrir os fios brancos do cabelo e pintar as unhas de vermelho. Claro que não podia visitar as tias de qualquer jeito !
Ontem nublou pelo Cariri. O clima ficou mais ameno, até parecia mês de maio, nos velhos tempos.A conversa não foi saudosista.Falamos de Maria Gadu... Pois não é que elas já tinham baixado todas as faixas, e até já estavam cantarolando as músicas? Foi inevitável o troca troca de receitas. Coisas práticas e light, como ordena as regras da boa saúde.
Acabei tomando conta do fogão .Mostrei que sabia fazer um ranguinho gostoso e ligeiro.Não deixei que descubrissem que já fumei, e ainda dou uns tragos escondidos até de mim... Quis evitar um monte de conselhos.
quiseram saber sobre todos os colaboradores do Cariricaturas.
Perguntaram-me em quem eu iria votar para Presidente...Quase me encostaram na parede. Falei que estou em cima do muro, esperando
a conversa persuasiva de quem entende de política.Acrescentei que tenho lido Zé do Vale... Acompanhado as suas informações e questionamentos.Na verdade estou apática, sem tesão pra eleger nenhum dos candidatos.Elas já sabem exatamente em quem votar. Fizeram, ares de misdtério, mas deu pra adivinhar.
Falamos da vida com alegria, e ainda confessamos umas pras outras que temos sonhos, planos, e que a saudade nunca atrapalha o correr dos dias.
Convidei-as para a festa de lançamento do livro do Cariricaturas.Amarrei a palavra de uma delas...Neste dia, alguém fará por ela a ordenha, e as tapiocas do café da manhã.
A visita se repetirá. O endereço é fácil. O acesso, mais fácil ainda...E a vontade de encompridar a prosa é toda minha !