Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ataulfo Alves - por Norma Hauer


EU ERA FELIZ E NÃO SABIA

Ele nasceu em Mirai, pequena cidade no interior de Minas que se tornou grande quando ele veio ao mundo no dia 2 de maio de 1909.
Há 101 anos!
Seu nome Ataulfo Alves de Souza ou simplesmente ATAULFO ALVES.

Desde cedo interessou-se pela música, acompanhando seu pai, sanfoneiro, violeiro e repentista, conhecido na região onde trabalhava em um fazenda.
Aos dez anos perdeu o pai, a família teve de deixar a fazenda e sua mãe passou a exercer algumas profissões modestas, até que o próprio Ataulfo teve de trabalhar, ao mesmo tempo em que estudava no colégio local e, dentre seus companheiros, sobressaía por gostar de música e cantar as modinhas mineira de sua época, cujas letras decorava ou inventava outras para as melodias conhecidas.
Por volta de 1927, já com 18 anos, veio para o Rio convidado por um médico local, que viria montar seu consultório aqui.
Já demonstrando uma elegância que o acompanharia por toda a vida, fez questão de vir para cá, ostentando um terno novo feito por sua mãe.
Mas não durou muito no emprego, uma vez que, além de trabalhar no consultório ainda fazia serviços domésticos e não nascera para isso.
Passou a morar sozinho, enquanto trabalhou como caixeiro no lugar certo: uma loja no Estácio. Não poderia parar em um lugar melhor para um futuro sambista.
Vendo os “bambas” do local, estudou bandolim e cavaquinho, ao mesmo tempo em que passara a trabalhar em uma farmácia na Rua São José, melhorou financeiramente, casou-se e continuou residindo nas redondezas.
Já existia a considerada primeira escola de samba, a “Deixa Falar”. Assim, Ataulfo e um grupo de amigos criou outra com o nome de “Fale quem Quiser”, que não conseguiu “emplacar”.,mas que lhe abriu as portas do samba.. Pronto, estava aberto o caminho para o compositor ATAULFO ALVES.

Compôs seus primeiros sambas e concorreu com um de nome “Tempo Perdido”a um concurso de carnaval promovido pelo Diário Carioca, ao qual vários compositores já conhecidos concorreram, como Lamartine Babo, mas foi ganho por Milton Amaral, que não era sambista.
A Ataulfo, o que interessava era entrar no meio, compor, e gravar.e isso ele conheceu quando foi apresentado ao então famoso Almirante (a maior patente do rádio) que o levou a Mr. Evans, responsável pela gravadora Victor. Assim Almirante, dentre outros sambas apresentados por Ataulfo, escolheu um de nome “Sexta-Feira”, que na realidade era uma macumba.
Abertas as portas das gravações, Ataulfo viu seu samba “Tempo Perdido”, ser gravado por Carmen Miranda, que já fizera sucesso com “Tai”, de Joubert de Carvalho.
O próprio Ataulfo, em uma entrevista declarou que o “samba não fez sucesso, mas lhe abiu as portas” e isso é o que ele desejava.
Pouco depois, teve três sambas gravados por Carlos Galhardo:”Sonho”, “Tenho Prazer”, (este recebera anteriormente o nome de “Já Fui Malandro”) e “Não Posso Crer”.Tudo em 1933, embora só fossem lançados em 1936.

Mas foi o samba “Saudade de Meu Barracão”, gravado por um cantor que pouco gravou: Floriano Belham, que de fato abriu a Ataulfo as portas do sucesso. Esse samba teve uma resposta, do próprio Ataulfo, que recebeu o nome de ” Morena Faceira”, gravado por Carlos Galhardo, na Odeon em 1936.
Nesse mesmo ano, Ataulfo compôs, com Aldo Cabral, uma valsa “A Você”, também gravada por Carlos Galhardo. Um sambista compondo valsas? Sim, para Carlos Galhardo ele compôs com Arlindo Marques Júnior, outra valsa:”Apartamento Indiscreto”, gravada na face B do disco de “Morena Faceira”.
Mas o nome de Ataulfo brilhou como cantor quando gravou o famoso samba “Ai, que Saudades da Amélia”, composto a partir de versos de Mário Lago que Ataulfo modificou sem autorização de Mário, este ficou aborrecido e passou todos os direitos a Ataulfo. “Amélia” como ficou conhecido através dos tempos, foi sucesso no carnaval de 1942.

A partir daí, Ataulfo gravou vários sambas com “ suas pastoras”, tornando-se cantor famoso, ao lado de ser um compositor de vários sucessos.
Vieram “Atire a Primeira Pedra”;”Leva meu Samba”; “Pois É”;”Mulata Assanhada”;.”Rei Vagabundo”!; “Meu Pranto Ninguém Vê”; “O Bonde de São Januário”;”Boêmio Sofre Mais”; “O Amor é Mais Amor depois da Separação”;”Reminiscência”; “Errei”;”Trovador Não tem Data” (este gravado em dupla por Carlos Galhardo e Aurora Miranda); “Oh, Seu Oscar”, “Cuidado com Essa Mulher” e centenas de outros, a maioria sucesso.

Quero aqui destacar “Meus Tempos de Criança”,dedicado a sua cidade Mirai, que termina com esta frase simples, que diz tudo:
“Eu era feliz e não sabia”

Em abril de 1969 Ataulfo Alves foi submetido a uma operação cirúrgica, não resistiu e faleceu no dia 20 desse mês, sem completar 60 anos, visto que faleceu em seu “inferno zodiacal” pois nascera no dia 2 de maio de 1909.

Norma






Nenhum comentário: