Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 1 de maio de 2010

Catedral de Crato ganha nova Capela do Santíssimo

Vitrais da Mãe do Belo Amor e de São Fidelis de Sigmaringa
integrantes da nova Capela do Santíssimo, da Catedral de Crato

Neste domingo, dia 2 de maio, o padre Francisco Edmilson Neves Ferreira, entrega aos fiéis a recém construída Capela do Santíssimo Sacramento da Catedral de Crato, cujo projeto foi feito pelo arquiteto Waldemar Arraes Farias Filho. Naquela capela, após meticuloso serviço de recuperação, foram colocados dois objetos litúrgicos de grande valor. O primeiro é um sacrário do século passado – confeccionado em metal prateado cuja porta possui detalhes dourados – destinado à guarda das hóstias consagradas nas missas, as quais – segundo a doutrina católica – guardam o corpo e sangue de Jesus Cristo.
O outro objeto recuperado foi uma antiga Lâmpada do Santíssimo, feita em metal dourado, onde estão incrustadas as figuras dos doze apóstolos. A finalidade dessa lâmpada – cuja luz vermelha fica constantemente acesa junto ao Sacrário – é indicar a presença real do Santíssimo Sacramento naquele recinto.
Complementam a nova Capela do Santíssimo da Sé cratense, dois vitrais, um deles representando a imagem da Mãe do Belo Amor, a mais antiga devoção mariana do Vale do Cariri e o outro com a figura de São Fidelis de Sigmaringa, co-padroeiro da cidade de Crato. Os que ali forem orar encontrarão um local climatizado, dotado de iluminação adequada para um ambiente de recolhimento.

Um prédio histórico

A catedral de Nossa Senhora da Penha é o mais importante prédio histórico da cidade de Crato. Ele foi iniciado com a construção de uma capelinha de taipa e palha, concluída em 1745, por Frei Carlos Maria de Ferrara, no centro da Missão do Miranda, que deu origem a atual cidade de Crato.
Em 4 de janeiro de 1768 a capelinha iniciada por frei Carlos Maria de Ferrara, já ampliada, seria elevada à sede de nova paróquia, desmembrada da freguesia de São José dos Cariris Novos, atual cidade de Missão Velha.
Daquela data até hoje o edifício da catedral de Crato foi sendo sucessivamente ampliado e dotado de novos melhoramentos. Alguns párocos se destacaram na implementação dessas reformas, a exemplo do padre Manoel Joaquim Aires do Nascimento. Este vigário, entre 1851 a 1863, ergueu a torre do lado sul, adquiriu o relógio que ainda hoje ali funciona e comprou os sinos, todos em uso nos dias atuais. Outro vigário que se destacou foi o padre Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva – que mais tarde seria nomeado primeiro bispo da diocese de Crato – o qual, entre 1900 e 1911, construiu a segunda torre e o braço norte dessa igreja, além de adquirir alguns altares de madeira e implantar o primeiro piso de tijolos daquele templo.
Outro que marcou presença nas melhorias da Sé Catedral foi monsenhor Rubens Gondim Lóssio. Este, entre 1952 e 1969, construiu o braço sul daquela igreja; demoliu paredes internas, ergueu outras, tudo com o objetivo de melhorar o funcionamento do templo; construiu os altares laterais e as capelas internas de Nossa Senhora das Graças, de São José e de Nossa Senhora de Fátima, além de ter erguido o centro social que funciona nos fundos da catedral.
A igreja de Nossa Senhora da Penha possui valiosas imagens, adquiridas ao longo de 270 anos de existência daquele templo, dentre as quais uma de Nossa Senhora de Fátima - ver foto ao lado - com um metro de altura, confeccionada em Portugal com cedro brasileiro, por Guilherme Thedin, o mesmo escultor da imagem peregrina que percorreu o mundo na década 50 do século passado. No forro da Sé Catedral existem valiosas pinturas, consideradas verdadeiras obras de arte. Duas dessas telas – uma representando a Assunção de Nossa Senhora e outra a Ressurreição de Jesus Cristo – são de autoria do pintor Waldemar Garcia - ver foto abaixo, à direita - . Outras duas telas, também localizadas no teto daquela igreja, são de autoria dos pintores Geraldo Benigno e José Davi da Silva, este último responsável pelas pinturas da catedral de Campina Grande.
Registre-se ainda, na catedral cratense, a existência de uma Capela Batismal, bastante visitada por fiéis de todo o Nordeste, pois consta que naquele local foi batizado o famoso Padre Cícero Romão Batista, nascido em Crato em 24 de março de 1844.


Dom Fernando Panico participa de eventos em Brasília

Dom Fernando Panico embarca neste domingo, dia 2, para Brasília. Na 2ª feira, dia 3, o bispo de Crato concelebra – juntamente com 350 bispos brasileiros – uma Missa em memória da primeira Celebração Eucarística que marcou o início da construção de Brasília. A celebração ocorrerá no mesmo local aonde – em 3 de maio de 1957 – durante uma Missa o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, implantou a cruz de Cristo no ponto mais alto do Planalto Central.

A cruz original usada na primeira missa celebrada em Brasília será também utilizada na celebração desta segunda-feira. Na capital da República dom Fernando Panico ainda participará da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, promovida pela CNBB, que acontece entre os dias 4 e 13 de maio, bem como do 16º Congresso Eucarístico Nacional que ali será realizado de 13 a 16 de maio. O bispo de Crato só estará de volta ao Cariri no próximo dia 17.


Cariri é um celeiro de vocações religiosas

Por falar em dom Fernando Panico, quando ele assumiu a diocese de Crato, em 2001, sentiu logo o potencial das vocações religiosas no Cariri. Animado, externou seu desejo de tornar a sua diocese superavitária em sacerdotes e até enviar, num futuro próximo, religiosos caririenses como missionários para outras regiões do Brasil e do mundo. O bispo do Crato já viu realizado seu sonho.

Hoje – diferente da maioria das dioceses brasileiras – a de Crato tem padres suficientes. Em quase nove anos, foram ordenados cerca de cinqüenta padres. Próximo dia 4 de agosto – dia consagrado a São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, patrono dos padres – dom Fernando ordenará mais 3 sacerdotes. Um deles, o futuro padre Francisco das Chagas Alves, será cedido, como missionário, à diocese de Lábrea, no Amazonas, que tem carência extrema de sacerdotes.

Texto e postagem:Armando Lopes Rafael

2 comentários:

Claude Bloc disse...

Armando,

Como sempre você nos traz um texto irretocável e de grande interesse para todos nós.

Sua escrita corre clara e precisa e nos traz nossa história à luz de suas palavras.

Não desapareça, Armando, sua presença é sempre bem vinda.

Abraço,

Claude

Armando Rafael disse...

Claude:
Obrigado por suas palavras de incentivo.
Armando