Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 18 de maio de 2010

DIA DO MUSEU - Por Edilma Rocha


Todos nós cratenses, mais especificamente os interessados em arte e cultura, sabem que o nosso Museu de Arte Vicente Leite está em reformas desde abril do ano passado. Por este motivo não existe na cidade nenhuma programação por parte da Secretaria de Cultura e Fundação J. de Figueiredo Filho, hoje, dia do museu nas suas instalações. Devido as fortes chuvas do inverno passado, as vigas de sustentação do teto cederam no local da escada de acesso a Praça da Sé. E todo um tempo de espera por verbas para a reforma foi posto de lado para a Secretaria de Obras da Nossa Prefeitura Municipal executar com urgência os danos causados. Recebeu nova madeira para o teto e também telhas coloniais, alargamento das canaletas do escoamento das águas de chuva, nova fiação elétrica, tomadas e interuptores. O arquiteto Waldemar Arrães de Farias é responsável pelo projeto da reforma, resgatando os valores originais do prédio histórico da antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública do ano de 1877, então regência de Dom Pedro II. Junto ao projeto, o engenheiro, Jorge Estimado, fez os cálculos na parte de engenharia.
O projeto foi elaborado pela historiadora Alessandra Bandeira, juntamente com o presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, Dr. George Macário para se conseguir junto a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, na pessoa do secretário Dr. Alto Filho, recursos. Prontamente o governador Cid Gomes abraçou nossa causa. O projeto foi aprovado e publicado em edital do Diário Oficial e aguardamos ansiosos para recomeçar ainda este ano a complementação da reforma. O valor cobrirá as despesas de emadeiramento do forro e piso, Iluminação alógena , refrigeração com condicionadores de ar, acabamento, pintura e reestruturação do ambiente. Todo o acêrvo das obras de Arte já foram restauradas sob minha responsabilidade e as molduras já estão sendo colocadas por etapas, afinal são 73 trabalhos. As esculturas e a parte de Arte Sacra estão sob a responsabilidade da restauradora italiana Gabriella Federico. Portanto, estamos trabalhando para uma futura reinauguração do nosso estimado Museu de Arte.
Hoje, precisamente agora, o idealizador e fundador deste Museu, está sendo recebido pelo prefeito Dr. Samuel Araripe para descutirem detalhes e acertos importantes sôbre o Museu de Arte Vicente Leite. Bruno Pedrosa, artista plástico, escultor e escritor, reside na Italia, precisamente em Bassano Del Grappa, respeitado no mundo das artes mundias.
Sinto-me extremamente satisfeita em passar a todos os cratenses e amantes das Artes, tão importantes notícias, oportunamente hoje, no dia do Museu.
.
Edilma Rocha
.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito de saber do andamento do projeto, afinal sou o presidente da Associação dos amigos do Museu de Arte Vicente Leite.