Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 22 de maio de 2010

GRANDE SERTÃO DE SILÊNCIO, DE TRAVESSIA

(Só para matar a saudade de Guimarães Rosa (ou aumentá-la), trouxe aqui um pedacinho de um trabalho que fiz sobre os três amores de Riobaldo)Stela Siebra Brito


Travessia. O irremediável extenso da vida.
No range rede da vida, de cabelos brancos, Riobaldo recorda, re-elabora. Descose da sua memória a geografia do sertão que o produziu, depois o engoliu, depois o cuspiu do quente da boca.
Sertão de tudo misturado, sem pastos demarcados. Sertão dos grandes silêncios. O silêncio da travessia. Silêncio dos ventos verdes dos buritizais. Aragem do Sagrado. Silêncio pra se pegar e pôr no colo. Silêncio para atravessar grotões, serras, rios. Águas de silêncio dentro do sertão de cada ser. Sertão e silêncio: da noite, da lua, do sete-estrelo, da estrela-d‘alva, do orvalho da manhã. Silêncio pra quem quer escutar e purgar o medo. E atravessar. E Ser. Humano.
Quieto é que a gente chama o amor: pedras que mudam de nome e de destino: topázio, safira, ametista.
Riobaldo ama - com vexame e com ardor - Reinaldo/Diadorim, seu companheiro de guerra, amor de prata, amor de ouro, amor em silêncios, amor que tenteia o sofrido ar do que é saudade com cheiro de campos em flores. Travessia.
Riobaldo ama - com volúpia e alegria - Nhorinhá, a bela bondade, a força vital de Eros, rapariga perdida no ser do sertão. Travessia.
Riobaldo ama - com admiração e contemplação - Otacília, criatura de belezas no quadrado da janela, figurando uma Nossa Senhora barroca nos sertões dos Gerais. Travessia.

Nenhum comentário: