Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Crato festeja Nossa Senhora do perpétuo Socorro - por Armando Rafael

Será iniciado nesta 4ª feira, em Crato, o tríduo em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Será iniciado nesta quarta-feira, dia 23 de junho, às 17:00h, na capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Rua José Pinheiro Esmeraldo nº 714, bairro São Miguel, em Crato) o tríduo que antecede à festa a ser celebrada, excepcionalmente este ano, no próximo sábado, dia 26. A data de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é marcada no calendário no dia 27 de junho. Esta é a nona vez que esta festa é realizada em Crato, já que a primeira versão ocorreu em 2001. A capelinha de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi construída pelo bispo-emérito de Crato, dom Newton Holanda Gurgel, que ali celebra diariamente às 5 horas da tarde.



Razão da Invocação



A invocação de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro provém de um milagroso ícone cuja pintura é atribuída a São Lucas e que mede 53 por 41 centímetros. Trata-se de uma pintura de estilo bizantino, executada em madeira sobre um fundo dourado, cor muita usada pelos artistas no antigo Império Romano quando se tratava de retratar grandes personalidades. O ouro, no caso, é um expressivo símbolo da glória da Rainha dos Céus. Mais do que um simples retrato de Maria, a pintura reproduz uma cena.

No ícone foi pintada a figura de Nossa Senhora tendo nos braços o Menino Jesus. A Virgem Maria está envolta com um manto azul (cor que no início do cristianismo simbolizava a pureza) e por baixo do manto um vestido vermelho (cor símbolo das mães) simbolizando Nossa Senhora como virgem e mãe.

O olhar da Virgem Maria não está voltado para o Menino Jesus e sim para os fiéis, a simbolizar que seus olhos estão sempre voltados para nós, acolhendo-nos em todas as nossas necessidades. Uma curiosidade do ícone: no pé direito do Menino Jesus a sandália está pendente por um fio, a simbolizar a situação da alma em pecado mortal, presa a Jesus por um fio: a devoção a Nossa Senhora. Consta ainda, acima do quadro, no lado esquerdo e direito os Arcanjos São Miguel e São Rafael, segurando a cruz, os cravos, a lança e o cálice da amargura prenúncio da crucificação de Jesus Cristo.

2 comentários:

Stela disse...

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!
Mamãe tinha uma reprodução desse ícone, e eu, menina, já admirava a arte, a beleza, o esplendor da Virgem retratada ali.E ainda hoje considero um dos ícones mais belos, que me trazem uma convicção de fé.
A Mãe de Deus personificada como inumeraveis Nossas Senhoras é a Mãe do Amor, a que socorre, que acolhe, que ajuda, que distribue graças e luzes, que nos protege com seu manto divino.

socorro moreira disse...

É a Santa da minha devoção, por motivos óbvios !
Tenha uma linda imagem , que ganhei da minha mãe, no meu primeiro aniversário.