Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O BARULHO DAS VUVUZELAS - Por Edilma Rocha



Não temos como fugir, estamos em
meio a copa do mundo com o seu barulho ensurdecedor. As cores verde e amarelo estão por toda a parte, numa simples bandeirinha na mesa do escritório até a decoração caprichada nos bairros humildes fazendo viver a alegria gratuita e igual para todos.
Nunca se vendeu tantas buzinas numa copa do mundo. Se saímos de casa, a cada semáforo no trânsito os vendedores nos abordam com as malditas buzinas dos africanos. Até aqui temos que aguentar isso! A tradição dos africanos contagiou a todos com o barulho infernal das vuvuzelas. Imagino como será isso ao vivo dentro de um estádio lotado, impossível de conversar, reclamar e até de ouvir o apito do juiz na partida. Mesmo distante e na televisão o barulho nos incomoda, não ouvimos os pitacos dos técnicos e nem os gritos dos jogadores. Para o time deve ser insuportável estar exatamente no meio da poluição sonora tirando a concentração no jogo. O juiz precisa chegar bem perto dos jogadores para se fazer ouvir nas suas penalidades. Ao mesmo tempo que se vendem as vuvuzelas também são vendidos os fones de ouvido. É comum ver as imagens de adultos e crianças com um par de fones enormes tentando escapar com a audição preservada. A poluição pinta e borda na África do Sul sem direito a proibições. A escala de um decibelímetro para ver a grau da poluição sonora varia de 0 à 180 graus. A poluição sonora pode causar surdez, stress, insónia, gastrites, prisão de ventre, pressão alta, enfarto, derrame e até impotência sexual. Os decibéis que ultrapassem 55 graus já são considerados nocivos à saúde e as consequências aparecem com o passar do tempo. Acho que na África do Sul não funcionam os órgãos competentes que façam funcionar as leis da OMS, Organização Mundial de Saúde, pois com isso iria prejudicar a diversão dos africanos.
Não temos escolha , quem gosta de futebol tem que aguentar o som irritante durante os noventa minutos de cada partida. Nosso time quer o hexa mais corre devagar e molenga na partida esperando não sei o que nos passos demorados. Atrasam a bola como se já estivessem ganho o jogo, enquanto isso não escutam os gritos de incentivo da torcida pedindo agilidade em busca do tão aguardado gol. Temos que mudar a tática do jogo enquanto é tempo, Vamos lá Dunga!
Será que esses africanos não cansam as bochechas... não ficam de garganta seca... preferem buzinar a se deixar levar pelas emoções da partida de futebol...
Vá entender a tradição e a cultura de um povo. São animados e dançam sem parar e isso já seria bonito o suficiente dentro do estádio. As vuvuzelas deviam ser proibidas, mas como isso não acontece, vamos ter que assistir uma copa do mundo barulhenta e com atletas stressados pela maior poluição sonora do planeta.


Edilma Rocha

3 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Prezada Edilma

Muito oportuno e esclarecedor este se texto. Parece até que os jogadores brasileiros foram hipnotizaados pelas vuvuzelas e dormiram em campo.
Parabéns por ser tão entendida em futebol

Edilma disse...

Carlos,

Com mais um jogo morno na copa da Inglaterra e Argélia, teve até tempo para ler o meu texto e comentar...
Gosto de futebol, mas acho as vuvuzelas insuportáveis.
Concordo com você os brasileiros foram hipinotizados.
Acorda Brasil !

Abraço!

socorro moreira disse...

Não é a toa que a moça já jogou futebol. Entende mesmo !
Claude ainda não chegou. Resolveu demorar o embarque.
A gente se comunica !

Abraços.