Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sábado, 31 de julho de 2010

CINDERELA SEM BAILE E SAPATOS DE CRISTAL - Por Edilma Rocha


Passei dias e noites imaginando o grande momento do lançamento do livro CARIRICATURAS com a grande festa nos salões do Crato Ténis Club. Meus pensamentos povoavam minha mente com um sabor delicioso de prazer e deleite. Ao aceitar o convite prontifiquei-me a fazer todo o possível para que a festa fosse um momento mágico, perfeito e inesquecível. Já com experiência em cerimoniais estava segura comigo mesma e tentei mesmo a distancia organizar e encaixar os horários curtos e funcionais das performances apresentadas. Mas não seria possível tudo ser organizado só por mim, afinal, estar em Fortaleza já me mantinha afastada de alguns detalhes que teriam de ser providenciados no Crato, sem falar nas situações de última hora que terminam quebrando o protocolo tão bem estudado anteriormente.
Fui ao costureiro escolher um figurino especial e digno de uma princesa, afinal o baile me esperava como num conto de fadas e seria por um momento alvo de olhares e atenções. Os sapatos poderiam até ser comparados ao da Cinderela de uma historia comum e que certamente ficariam enfiados nos meus pés. Assim pensei !
Cheguei discretamente e aguardei o momento exato de entrar em cena para abrir a noite com o cerimonial do lançamento do livro CARIRICATURAS tão aguardado por todos os escritores e convidados. Não havia nervosismo da minha parte, mas muita emoção misturada ao prazer por pisar novamente no palco em que tantas vezes usei em outros eventos. Ali estava eu desejando boa noite e falando através do texto de Socorro Moreira sobre a ideia do blog e a criação do livro CARIRICATURAS EM VERSO E PROSA. Se havia algum encanto em mim era aparente pois meu coração estava amargurado pelos últimos acontecimentos em minha vida. Naquele momento sentia-me absolutamente só em meio a tantas pessoas. Era eu e apenas um microfone. Na plateia apenas um irmão representando toda a minha família e que nem tive a oportunidade de comprimenta-lo. Muitos amigos espalhados por todos os cantos e os escritores atentos as minhas palavras sem tomarem conhecimento do meu sofrimento interior. Terminada minha função, me despedi, baixei os olhos, caminhei devagar até a porta de saída e como comentou Socorro, saí a francesa discretamente. Eram momentos de conflito comigo mesma e o baile que iria começar a meia noite coincidiu exatamente quando desci os últimos degraus da saída do Clube. O baile ficou para trás e não existia na porta nenhuma carruagem a me esperar. Um vigilante dos carros me afirmou que os táxis mais próximos estavam na Praça Siqueira Campos e lá já era quase minha casa.
Não perdi um pé do meu sapatinho de cristal na saída, mas retirei os dois dos pés e os carreguei na mão com as pontas dos dedos e sem perder a elegância puxei um pouco o vestido para não arrasta-lo ao chão e caminhei pelas ruas do Crato como nas voltas dos antigos bailes em que ninguém precisava de carro e íamos a pé conversando e nos despedindo um a um pelo caminho. Só existia a diferença de estar sozinha e os tempos serem outros, os dos assaltos e crimes e eu exibia jóias verdadeiras, heranças da minha mãe. Deus certamente iria me proteger! O clima da noite estava agradável e tudo deserto com todas as casas de portas fechadas. Próximo a praça da Sé surgiu na minha frente um bêbado que fiz questão de cumprimenta-lo fazendo-me amiga do bem.
_ Boa noite !
E ele parou muito desequilibrado, me fitou por um instante e disse com a voz tropa e embolada...
_ Você é a mulher mais bonita que já vi na vida !
_ Você é de verdade ?
Finalmente sorri perdendo o medo do perigo e posso até dizer que ganhei a noite pois foi de um vagante noturno e desconhecido que recebi o mais sincero dos elogios exatamente na noite do lançamento do livro CARIRICATURAS EM VERSO E PROSA.

Edilma Rocha

5 comentários:

socorro moreira disse...

Edilma, você foi peça fundamental na organização desta noite festiva.
Estivemos juntas durante o dia da festa, e no dia seguinte , na organização da sua imensa bagagem, que trazia o mtl de apoio.
Em nome de todos , agradeço a sua generosidade.
No conto da Cinderela, você foi a fada madrinha !

ABRAÇO DE CARINHO E ADMIRAÇÃO !

Anônimo disse...

Edilma, parabéns pela sua atuação que foi ótima. Foi tudo muito bonito! Você, Socorro, Claude e Emerson trabalharam com muita competência.

Abraços


Magali

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Edilma

Desculpe-me discordar de você. A festa foi maravilhosa, você foi perfeita, nada empanou aquela solenidade.
Parabens pelo seu desempenho e de todos os que prepararam aquela festa com tanto carinho.

Liduina Belchior disse...

Edilma,

Você esteve maravilhosa naquela noite.Sua desenvoltura me surpreendeu. E o charme naquele vestido Cinza matizado???
Você transmitia tranquilidade, suavidade, competencia, e ao mesmo tempo carinho, paciência e meiguice.Bravoooo!!!!

Abraços; Liduina.

Claude Bloc disse...

Edilma,

Você foi a estrela da festa. O espetáculo que aonteceu naquele momento, precisava ter você ali para encantar a plateia.

Pena que você tenha carregado seus sapatinhos e sua tristeza pelas ruas de Crato...

Te admiro muito, mana.

Claude