Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

“CIDADE-DORMITÓRIO” – Por: José Nilton Mariano Saraiva

Qual a novidade na extinção da unidade do Sesi, na cidade do Crato ??? Por que tanto alvoroço, indignação e choradeira ??? Pra que tanto jogo de cena das autoridades constituídas do município, na tentativa de fazer crer (aos incautos) que tal decisão é coisa recente, de agora ??? Desde quando uma decisão de tal porte (que desempregou muitos e deixará de assistir milhares) não é precedida e comunicada com antecedência aos gestores municipais ??? Vão querer enganar o povo até quando ??? (ontem deu-se apenas a “formalização” do que as autoridades cratenses já sabiam e não conseguiram reverter). E preparemo-nos: se o imoral, amoral e inconsistente argumento utilizado é pra valer (a existência do Sesi nas duas cidades), convém lembrar que o Banco do Brasil, o BNB, a Caixa Econômica, dentro outros, se fazem presentes nas duas cidades. Portanto...
A propósito, muitos hão de recordar (se usarem de honestidade), que, lá atrás, sugeríamos que a partir de certa época, um determinado governador do Estado do Ceará decidira privilegiar Sobral (ao norte), e Juazeiro do Norte (ao sul), como receptores preferenciais e prioritários do recebimento das benesses governamentais; com convicção afirmávamos, naquela oportunidade, que tal procedimento se escudava na força e poder do “componente político” (tentaram até nos descredenciar por tão simplória afirmação).
Num segundo momento, quando as trombetas governamentais anunciaram, com pompa e circunstância, a criação da Região Metropolitana do Cariri, mostramos que tudo não passava de um grande engodo, um monumental blefe, verdadeira enganação, já que, em razão do “componente político”, a tendência é que as cidades elencadas (inclusive e principalmente o Crato) não passariam de meros satélites a vagarem na órbita de Juazeiro do Norte (presumivelmente, a “capital” da tal região metropolitana); e novamente os “sérios” e “íntegros” analistas tentaram “tirar sarro”, ao nos rotularem de bairrista, conservador, pessimista e por aí vai.
Mais adiante, a TV Verdes Mares (com toda a influencia que representa) foi instalada na fronteira entre as duas cidades, talvez até mais próxima do Crato do que de Juazeiro (mas só que do lado de lá), e os “românticos” continuaram a desprezar o “componente político” como responsável por tal decisão.
E a coisa foi crescendo: hipocritamente, esgrimindo a (falsa) bandeira do “regionalismo”, na calada da noite tramaram e vergonhosamente nos tomaram o campus da UFC (e, depois, as autoridades cratenses ainda receberam com tapete vermelho o senhor René Barreira, ex-reitor da UFC e responsável por tal decisão, ao invés de o premiarem com o titulo de “persona non grata”); passado pouco tempo (talvez pra compensar), nos “premiaram” com um tímido, desnecessário e inexpressivo Centro de Convenções (que não tem data para ser concluído e empregará uma meia dúzia de pessoas); só que, enquanto isso, o portentoso Hospital Regional está sendo finalizado na “metrópole” (e irá empregar milhares de juazeirenses).
Diversas outras instituições federais e estaduais, bem como empreendimentos particulares de porte, dia a dia se instalam em Juazeiro, e os “experts” insistem e persistem em não reconhecer o “componente político” de tais decisões.
Enquanto isso, a prefeitura do Crato faz um verdadeiro carnaval e gasta um absurdo para divulgar o recebimento de uma “premiação” (fajuta), sem a menor credibilidade (melhor prefeito do Ceará ???), concedida por um colunista social inexpressivo, aqui de Fortaleza (capaz de divulgar autoridades federais como integrantes do seu júri, que provamos ser inverdade).
E a verdade pode ser resumida em dois itens:
1) falta “prestígio e conhecimento político” (lá em Brasília) ao atual prefeito da cidade do Crato, capaz de alavancar verbas para o município (já que suas poucas escolhas foram equivocadas; por exemplo: em oito anos de Senado Federal, o que foi mesmo que o presente aliado do prefeito, senhor Tasso Jereissati, conseguiu para o Crato ??? );
2) falta dignidade, “vergonha na cara” ao povo do Crato, já que capaz de votar em alienígenas (verdadeiros ETs) que lá só aparecem em época de eleição (como justificar, por exemplo, que um Ciro Gomes consiga mais de 11.000 votos no município); sem esquecer da votação significativa em candidatos de Juazeiro do Norte.
E a persistir tal tendência, sabem qual será o resultado ??? Dentro de pouco tempo a cidade do Crato transformar-se-á numa vergonhosa cidade-dormitório.
Dividam (ou vão continuar nos rotulando de pessimista)???

6 comentários:

Carlos Rafael Dias disse...

O Crato, sem de dúvida, vem sendo penalizado pelo governo de Lula. Não obstante, nada ter sido feito em benefício da cidade com os auspícios federais, a cidade vem sendo preterida em função de Juazeiro (UFC e SESI são as ponta do iceberg).

socorro moreira disse...

Texto para reflexão !

jose nilton mariano saraiva disse...

Penalizado pelo governo Lula ???
Quer dizer que a galopante
"decadência" do Crato é coisa recente, de oito anos prá cá ???
Até quando vão desconhecer que o "componente político" (ao qual nos referimos), diz respeito à respeitabilidade e influencia de uma bancada forte e atuante ou, à sua falta, de um administrador com
"prestígio, conhecimento político e transito livre" junto aos escalões federais, lá em Brasília, capaz de abrir-lhe portas (e verbas) ??? Cadê, onde estava mesmo escondido o senhor Tasso Jereissati, durante todo esse tempo, que só agora, vésperas de eleição, tem visitado o Crato quase que diariamente ???).
O que dizer de um gestor municipal que, em um evento público (reunião na FIEC, aqui em Fortaleza, com a Associação dos Filhos e Amigos do Crato), questionado por alguém da platéia sobre o marasmo da sua administração, implicitamente reconheceu sua falta de força, poder politico e prestígio, ao afirmar, peremptoriamente,
que "...o Crato é final de linha; só vai ao Crato quem tem négócios lá" ???
Ou que, por motivos desconhecidos, deixou de comparecer à última reunião, aqui em Fortaleza, de uma comitiva do Crato com o então reitor da UFC, quando seria
"batido o martelo" sobre a questão da localização do campus da UFC no Cariri ???
O "engodo" da Região Metropolitana do Cariri (à época, elogiado por todos), também é da alçada do governo federal ??? Por qual razão, então, agora vêem reclamar se tudo é alocado em Juazeiro ???
Pra que tentar confundir a população, ao tirar o foco da questão principal (falta de poder politico do gestor municipal) ???
A propósito, levando em conta a relação custo/benefício, quais foram mesmo as vantagens direcionadas ao Crato, após a premiação fajuta concedida ao Prefeito, por parte de um colunista social sem maior expressão ???
Alfim, uma simplória indagação: é verdade que as atuais obras de saneamento, aí no Crato, contam com recursos do PAC ??? O PAC é um programa do governo Lula ???

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Gostaria de esclarecer que quem vem prejudicando o Crato é o próprio povo cratense que vota em candidatos de outras cidades. Alguém cobrou do Sr. Ciro Gomes alguma coisa por ele ter recebido 11.000 votos no Crato? Claro que não, pois alguém pagou por isso. Portanto o Deputado Ciro não tem nenhum débito com o povo do Crato. E os mais de 30 mil votos dos cratenses que foram pulverizados em candidatos de outras terras?
Aguardem mais desgraças: o Governador Cid Gomes já deu entrada no Ministério da Educação de um projeto de Federalização da URCA. Adeus Reitoria no Crato. E os cursos atualmente instalados em nossa cidade serão paulatinamente transferidos para o Campus Universitário. Adeus terra da cultura. Como os eleitores que tem, de nada adiantará colocar a culpa no Lula. Aliás, assisti aqui em Fortaleza, há um ano uma explanação do Prefeito do Crato afirmando que a maioria das obras executadas e em execução no Crato tiveram convênio com o Governo Federal. Desculpem-me, mas o melhor Presidente do Brasil de todos os tempos não descriminou nem São Paulo, o principal reduto de seus opositres. Chega de uma visão tão miope!

jose nilton mariano saraiva disse...

Carlos,
Você esqueceu de citar a Diocese, que mais dia menos dia deverá aportar em Juazeiro, de cuia e mala.
É só observar a movimentação do Dom Panico, que passa mais tempo lá do que aí.

jair rolim disse...

Eita tao querendo me convecer que o Crato vai terminar no bairro mais elegante do Juazeiro. Isso ai ninguém tira este titulo.
Jair Rolim