Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 22 de agosto de 2010

De José Newton e Ruth aos que idealizaram e produziram "Cariricaturas em Verso e Prosa"

Lendo "Cariricaturas", de logo percebemos que cada um de seus autores é, também, um reflexo da família, da sociedade, da cultura geral, da própria fé que o amor de Deus concede a todos nós, criaturas humanas. O fato glorifica, também, no caso - por que não dizê-lo? - o colégio São João Bosco, não esquecida a Sociedade de Cultura Artística do Crato, sob o comando de Divanni Cabral.

"Cariricaturas" é uma bela realidade. Em suas páginas estão o passado, o presente e, naturalmente, o futuro dos que o conceberam, o organizaram e o transformaram na expressão artística de hoje.

Quanta sensibilidade! Quanta inteligência e talento! Como agradecer? Mediante um telegrama, uma carta, outro meio qualquer de comunicação?

Não. Nenhum desses meios plenificaria nossa gratidão e reconhecimento.

Se o coração pudesse falar...

Queridos ex-alunos. Nossos corações, neste caso, não falam mediante uma expressão oral ou escrita, por incapacidade de atingirem a plenitude, mas se abrem, no mais afetuoso, mais delicado e mais fundo de sua capacidade de amar, para dizerem, como haverão de dizer sempre: vocês moram em nossos corações, bem no centro deles.

Os que lêem "Cariricaturas" reconhecem, admirados, o talento e o esforço dos que o conceberam, o projetaram e o concretizaram em livro.

Que dizermos nós, eu e Ruth, que, de alguma forma, estamos nas raízes educacionais dos que o tornaram uma realidade? Ali, de fato, nos encontramos como educadores inspirados no ideário pedagógico de São João Bosco.

Eu e Ruth sabemos e reconhecemos que aquilo que somos e efetuamos como educadores é devido, primeiramente, a Deus, depois a nossos pais, aos estabelecimentos de ensino onde estudamos e nos formamos, à nossa vivência de católicos militantes em vários grupos e movimentos. Por outro lado, os alunos de ontem, em certa medida e em seu nível, também nos ensinaram num ontem que já se foi e continuam a nos ensinar no hoje que os glorifica.

Cada indivíduo, cada pessoa, em sua realidade humana, inalienável e intransferível dentro dos limites que a identificam, jamais deve fechar-se num egocentrismo empobrecedor. Daí, da pluralidade diferenciadora que "Cariricaturas" revela, a arte, as diversas manifestações intelectuais, éticas e sociais revelam a riqueza e alimentam o mistério e o dom do existir humano.

Por tudo isso agradecemos e, com afeto, abraçamos a cada um de vocês.
José Newton e Ruth.

5 comentários:

socorro moreira disse...

O melhor feito do Cariricaturas foi trazê-los ao Crato, poder abraçá-los, e declarar o nosso reconhecimento , depois de tanto tempo.
O São João Bosco foi um marco na vida de muitos , e decisivo, na vida de tantos !
Queridos mestres, ainda estou em débito com os exercícios de casa , que vocês nos passaram... Mas não esqueço as lições, em sala de aula, que recebi de vocês.Elas ainda me acompanham ,por toda essa vida finita, com fórum na eternidade.
Um abraço carinhoso

Socorro Moreira

Edilma disse...

Nós que fazemos e fizemos o grande encontro no lançamento do livro Cariricaturas em Verso e Prosa, é que agradecemos o previlégio de te-los conosco.
Nossos eternos mestres, nossos educadores na religião, na vida, no aprendizado do conhecimento geral tão importante nas suas raízes, nos eventos artísticos únicos do Colégio Dom Bosco.
Fomos educados com amor dentro de uma imensa familia. Se temos uma formação que de alguma maneira gerou frutos, devemos isso a voces.
Nada teria sido tão bonito, emocionante e único sem as vossas presenças. Abraça-los hoje como adultos agradecidos se torna impossivel de descrever na importancia da emoção sentida. Quando em tempos de criança poderia eu imaginar que chegaria este dia de trocar recados atraves da escrita no uso de um computador com meus mestres ?
Foi necessário este calor humano respirado com o rosto repousado por alguns segundos nos seus ombros
para fazer valer a imensa saudade e agradecimentos a tão queridos mestres, Dr. José Newton e Dona Ruth.
Com o nosso carinho.

Beijos !

Emerson Monteiro disse...

Nas palavras de D. Ruth e do Prof. José Newton a grandeza da nossa realização, o que bem demonstrar a magnitude da cultura. Belas e bondosas palavras de quem olha a leveza e o mistério do longo infinito.
Ainda que não haja sido aluno do Dom Bosco, de sua geração tenho hoje ex-alunos seus entre os meus amigos mais próximos. E fui aluno do Prof. José Newton na Federal da Bahia.

Anônimo disse...

O Colégio São João Bosco era a nossa segunda casa ou melhor dizendo,a segunda família. Além da instrução, recebíamos o reforço dos valores morais e cristãos dado por nossos pais. A educação do Colégio São João era integral e por isso tenho certeza que todos nós, ex-alunos, somos eternamente gratos a Dr.José Newton e a Dona Rute. A eles o nosso reconhecimento por terem colaborado para sermos pessoa de bem.

Um grande abraço.

Magali

Claude Bloc disse...

Minha vida passou de diversas formas pelas mãos dos nossos queridos mestres Dr. José Newton e Dona Rute. Primeiramente quando nos meus 14/15 anos me confiaram uma turma no São João Bosco para lá dar aulas de Francês. Depois, junto a Sílmia me indicaram para trabalhar na Aliança Francesa. Finalmente, estudante de Letras, na URCA, estava eu fazendo o Curso sob a direção de Dr. José Newton Alves de Sousa.

Portanto, para mim é sempre uma alegria e uma honra ter como referência pessoas que se tornaram tão queridas e igualmente inesquecíveis pelas grandes qualidades e pelos grandes ensinamentos nos proporcionaram.

O Crato se ressentiu muito com o afastamento (geográfico) com que nos "penalizaram", pois a saudade foi uma companheira que preservamos no decorrer de nossa caminhada.

O Cariricaturas em Verso e Prosa foi a concretização de todos os sonhos que possamos ter tido no afã de reunirmos tanta gente que de uma maneira ou de outra compôs a história uníssona e verdadeira,mas o grande feito e a grande realização foi a presença dos dois mestres que se fizeram tão amados por todos nós.

Agradecida por tudo e enternecida lhes deixo aqui meu abraço e meu eterno carinho.

Claude