Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dicas de Português...

Muita gente não gosta de estudar a Língua Portuguesa (ou outra qualquer). Talvez porque nunca se apaixonou por ela. Ou ainda porque se esqueceu que é este o instrumento através do qual nos permitimos expressar nossos sentimentos, nossa percepção sobre o mundo, nossas vivências, nossas opiniões, nossos sonhos, nossos planos...

Talvez também, tenhamos simplesmente estancado. Ou ainda, pode ser que tenhamos estacionado num tempo em que íamos à escola e nos "empurravam" conceitos "goela a baixo" compulsoriamente, sem que isto nos fizesse vislumbrar a real importância de termos um bom domínio da Língua. Desta forma, nos mantivemos arraigados a uma ideia pré-concebida de que usar bem o Português é coisa para intelectual.

O estudo de uma Língua, deve ser, no entanto, algo que nos acompanhe no nosso dia a dia. Estudá-la não significa especificamente nos sentarmos, abrirmos um livro e simplemente mergulhar nele, mas analisarmos dioturnamente o que falamos e o que escrevemos em busca de um aperfeiçoamento. Bem naturalmente, mas criticamente. Agindo desta forma, não nos sentiremos cansados, mas sim, estimulados e aos poucos, mais confiantes.
Claude Bloc

Eis umas informações interessantes a serem relembradas:


...Teoria da comunicação...

***
DÍLSON CATARINO
especial para o Fovest Online


O homem, na comunicação, utiliza-se de sinais devidamente organizados, emitindo-os a uma outra pessoa. A palavra falada, a palavra escrita, os desenhos, os sinais de trânsito são alguns exemplos de comunicação, em que alguém transmite uma mensagem a outra pessoa. Há, então, um emissor e um receptor da mensagem. A mensagem é emitida a partir de diversos códigos de comunicação (palavras, gestos, desenhos, sinais de trânsito...). Qualquer mensagem precisa de um meio transmissor, o qual chamamos de canal de comunicação e refere-se a um contexto, a uma situação.

São, então, os seguintes elementos da comunicação:

Emissor: o que emite a mensagem;

Receptor: o que recebe a mensagem;

Mensagem: o conjunto de informações transmitidas;

Código: a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem;

Canal de Comunicação: por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar...;

Contexto: a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente;

Na linguagem coloquial, ou seja, na linguagem do dia-a-dia, usamos as palavras conforme as situações que nos são apresentadas. Por exemplo, quando alguém diz a frase "Isso é um castelo de areia", pode estar atribuindo a ela sentido denotativo ou conotativo. Denotativamente, significa "construção feita na areia da praia em forma de castelo"; conotativamente, significa "ocorrência incerta, sem solidez".

Temos, portanto, o seguinte:

Denotação: É o uso do signo em seu sentido real.

Conotação: É o uso do signo em sentido figurado, simbólico.

Para que seja cumprida a função social da linguagem no processo de comunicação, há necessidade de que as palavras tenham um significado, ou seja, que cada palavra represente um conceito. Essa combinação de conceito e palavra é chamada de signo. O signo lingüístico une um elemento concreto, material, perceptível (um som ou letras impressas) chamado significante, a um elemento inteligível (o conceito) ou imagem mental, chamado significado. Por exemplo, a "abóbora" é o significante - sozinha ela nada representa; com os olhos, o nariz e a boca, ela passa a ter o significado do Dia das Bruxas, do Halloween.

Temos, portanto, o seguinte:

Signo = significante + significado.

Significado = idéia ou conceito (inteligível)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/teoria_comunicacao.shtml

Um comentário:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Conceito é uma idéia sobre um ente real ou abstrato.
Definir um conceito é expressar o seu significado por meio de simbolos ou outros conceitos já definidos.
Há conceitos que nãopossuem definição. São os conceitos primitivos.