Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Com a palavra , José do Vale Feitosa ! ( e-mail enviado para o Cariricaturas)

Caros Amigos,


Estou aqui no jardim, o céu com os primeiros claros da manhã, às 5:25 de Paracuru. A tarefa de escrever este livro é bem maior do que imaginei inicialmente. Estou lendo nesta madrugada o relato de viagem de um Inglês à cidade de Harar na Etiópia pois o meu personagem morou lá. O relato é de 1855, o que dificulta ainda mais a tradução pois a língua já evoluiu e muito se tornou arcaico. Aliás o autor do relato, Richard Francis Burton é um dos personagens mais impressionantes do século XIX um gênio a serviço do imperialismo inglês. Esteve no Brasil como cônsul, viajou pelo interior de Minas Gerais e foi a primeira pessoa a traduzir do Português para o Inglês os Lusíadas e o primeiro a traduz literatura brasileira, Nesta mesma tarefa ele ajuda a mulher a traduzir Iracema de José do Alencar, que deste modo é uma das primeiras obras da literatura brasileira a ser vertida para o Inglês.

Ontem recebi o Cariricaturas em livro. Faz tempo que não passeio pela internet fora da atividade de pesquisar para o livro. O livro ficou muito bom. Imaginar que estamos editando coisas desta qualidade, bem mostra que muito mais poderemos. O livro ficou leve do ponto de vista da diagramação, a capa muito bonita e todo carinho de um cratense por estas bravas "meninas". Socorro, Claude, Edilma. Um abraço especial ao varão Emerson e à fotografia do nosso Pachelly. O livro está bem dosado, são formas geométricas luminosas de 33 pessoas formando uma rosácea como síntese de um vitral de um tempo e de um espaço feito território humano. È a representação deste mundo, do que elas gostariam de deixar para o longo futuro quando o próprio é relativamente mais curto.

Dizer parabéns é um ato formal. Direi o quê é. Uma força de vontande, algo como uma potência de vida, que não se conforma em apenas ser a margem móvel de um rio, mas ousa ser a correnteza. Foi simbolicamente o quê estas "meninas" de quem me orgulho fizeram. Como todos os que ousaram ser editados no livro: não se diz literatura (ou arte em geral) com apenas a irritação dos próprio conceitos do ela seja. Nem apenas com o gostei ou não gostei. O ato que faz acontecer o artístico é aquele que faz, que expressa, que expõe. Portanto todo o meu respeito a quem pegar este livro e ler e a quem chegou na porta da história para ser testemunha dela.


abraços

José do Vale

Um comentário:

Edilma disse...

Do Vale,

Agradeço em meu nome, Socorro, Claude e Emerson as suas apreciações.
Sei do profundo conhecimento literario que possue e achei por demais elegante da sua parte só nos tecer elogios pois sabemos todos nós das falhas pelas tantas dificuldades encontradas na elaboração de um todo. Mas valeu pelo aprendizado, se não agradamos a todos iremos no próximo ano saber corrigir nossos erros ,afinal a competencia principal foi do Emerson com a colaboração de tres amadoras.
Aceite o nosso carinhoso abraço!

Edilma