Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A POESIA DE DOMINGOS BARROSO

lato sensu
Definitivamente:
formiga tem mais vida
que um gato.

Quando se pensa
a formiguinha afogada
dentro do balde

a alma transmigra-se,
rápido desperta:

sacode então as omoplatas
alonga as perninhas

e se perde na vastidão
das cerâmicas.
 por Domingos Barroso 

Morgana
Se deseja a mulher
deixar-me sem fala:

levante os braços
faça um cacho nos cabelos.

A alma boquiaberta sabe
da loucura que me habita.

Sou capaz de perder a decência.
A timidez infantil.

Avançar com a boca trêmula
a língua fora de órbita

beijar,
lamber
as axilas.

Se deseja a mulher
transformar-se em bruxa
(a verdadeira natureza)

basta levantar os braços
fazer um cacho nos cabelos.

Não serei um bom moço.
Serei inconveniente.
Um bandido.

Se não ataco na hora
mais tarde invado sua casa
pela janela.

Dormindo não tem graça.

Hei de acordá-la
e lhe pedir: "por favor,
faça um cacho nos cabelos".
 por Domingos Barroso 

Ternura
Desculpe-me
falar sobre morte.

Mas quando eu morrer sei
que as formiguinhas
os passarinhos
as lagartixas
as mariposas
as cigarras
e borboletas

hão de derramar lágrimas
sinceras.

Depois, no outro dia,
as formiguinhas em outras xícaras
os passarinhos em outras árvores
as lagartixas escondidas
as mariposas atraídas pela luz dos postes
as borboletas lançando o pozinho mágico
e as cigarras um blues ao entardecer.

Portanto, saiba
que este poeminha
não é triste.

Levante-se do meu túmulo
e vá viver com meus bichinhos.

Pois vi nos seus olhos
uma lágrima presa.
 por Domingos Barroso

2 comentários:

Edilma disse...

Poeta,

Não nos deixe muito tempo sem o delicioso caminho das formiguinhas.
Será que poderei ajudar-lhe a regar as plantinhas da janela ?
Sentimos a sua falta.

Abraço meu amigo!

Domingos Barroso disse...

Edilma,
quisera minhas plantinhas
regadas por sua ternura.

Carinhoso abraço,
raríssima amiga.