Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MASSAFEIRA: DE “NÃO SAUDOSA” MEMÓRIA

A quem interessar possa.

Não poderia jamais me furtar à obrigação de escrever sobre a “ Massafeira”. Pouca gente sabe ou teve acesso à história desse evento que nada tem de “saudosa” na sua memória para os artistas caririenses que foram convidados pela sua produção, para abrilhantar as noites daquele que prometia ser uma reunião de artistas em prol da cultura cearense.

Explico. Fui uma das pessoas destacadas para levar os artistas do Cariri à Fortaleza. Presença confirmada após convite. Partimos do Cariri em três ônibus lotados. Dois ônibus seguiram no primeiro dia levando os irmãos Anicetos, Um Grupo de Reisado, Emboladores, Mamulengo, Cego Oliveira e seu filho José Oliveira, Violeiros, cantadoras de benditos, e mais uma leva de novos e veteranos artistas (poetas, músicos, atores, etc) que faziam a cena artistico/autoral do Cariri na época.

Um terceiro ônibus, partiu na manhã do dia seguinte, levando a orquestra do Padre Ágio. Nos hospedaram no Ginásio Paulo Sarasate. Até aí tudo ia bem até que...

...no dia da abertura do evento, por volta das três horas da tarde, a produtora do evento nos chamou pra avisar que não teria dinheiro para pagamento dos cachês acertados. Imaginem a desapontamento dos artistas. Insisti que não poderia barrar a ida da orquestra do Padre Agio que já estava chegando em Fortaleza e que não aceitaria o não pagamento dos artistas, pois que eles deixaram os seus afazeres para cumprir o acordado.

Fomos informados então que estava cancelada a nossa apresentação.

Á noite, no inicio do espetáculo nos espalhamos na praça em frente ao Teatro José de Alencar e iniciamos a nossa apresentação. Todos juntos. Inclusive a orquestra do Padre Ágio que tocou em frente à portaria do teatro. Tomamos conta da Praça. A essa altura quem estava fora não entrou mais e quem estava dentro começou a sair para ver o espetáculo que se desenrolava fora do teatro.

Foi um pandemônio. A noite acabou por aí. Em meio a brigas, discussões, empurrões e agressões verbais de parte a parte, pagaram parte do cachê a alguns dos artistas. E a muito custo pagaram os ônibus para que pudéssemos voltar. Restou ao Cariri uma faixa do disco gravada por Pachelly Jamacarú com a música de sua autoria “NÃO HAVERÁ MAIS UM DIA”.

Cita um jornalista Dawlton Moura que “...Como destaque da noite, compositores e intérpretes remanescentes da Massafeira, realizada em 1979 no mesmo TJA dando origem ao LP lançado no ano seguinte, subiram ao palco para apresentar as canções do disco. Emoção compartilhada com a plateia, atenta a melodias que atravessaram três décadas”.

Sim prezado jornalista, você tem razão. Mas apenas alguns...apenas alguns artistas puderam COMPARTILHAR tais emoções.

Um comentário:

socorro moreira disse...

Massa !

Abraços, menino !