Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Rio de Janeiro não é só "gangues" de tráfico, violência e corrupção de políticos

Símbolo do Império, Quinta da Boa Vista passará por reforma no Rio
Fonte: "Folha de S.Paulo"
FELIPE CARUSO, do Rio

O Rio de Janeiro tenta revitalizar o principal símbolo da época do Império na cidade: a Quinta da Boa Vista. O parque situado em São Cristóvão, zona norte do Rio, deve receber uma série de projetos e obras para resgatar a sua importância histórica.

O Comitê de Revitalização de São Cristóvão da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) apresentou na semana passada um projeto de luz e som para o Museu Nacional, instalado no Paço de São Cristóvão desde 1892.
A história do período será contada com projeções nas paredes do palácio, que foi o lar da família real de 1808 a 1821, pertenceu à família imperial de 1822 a 1889 e acolheu a primeira Assembleia Constituinte da República. Com tecnologias como realidade aumentada, totens de interação com objetos em exposição, holografia e mesas interativas, a ideia do projeto é unir a história do local com o acervo de história natural do museu.

DOM PEDRO II

Ao entrar nos ambientes com óculos 3D, por exemplo, os visitantes poderão ver o próprio dom Pedro II contar a história da sala ou dom João VI sentado no trono. Segundo a empresa responsável, a iniciativa já foi aprovada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que tombou o edifício em 1938. O projeto deve custar R$ 7 milhões e agora aguarda recursos via Lei Rouanet.

Também na semana passada, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) apresentou projeto do escritório Burle Marx de construção de uma passarela-esplanada ligando o Maracanã à Quinta da Boa Vista. A obra, que ainda precisa ser aprovada, deve ficar pronta até a Copa de 2014. Para a Olimpíada de 2016, a Prefeitura do Rio pretende integrar ao parque um terreno vizinho, comprado recentemente do Exército. O novo espaço vai duplicar a área da quinta, que passará de 300 mil metros quadrados para 600 mil metros quadrados. Já a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos do Rio começou, na semana passada, uma série de serviços de revitalização. Por duas semanas, a secretaria vai recuperar jardins, bancos, lixeiras e o asfalto.

Nenhum comentário: