Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Deu Tiririca na Cabeça de Alguns - José do Vale Pinheiro Feitosa

O Tiririca deu um nó no juízo do pessoal letrado. Logo ele? O “iletrado”.

Se não é o Cacareco e nem o Macaco Tião, menos ainda o é um Clodovil? É que a música até que é semelhante, mas cada canção é diferente. A revolta, o protesto, o momento histórico, a fama, o conhecimento, a incerteza sobre o verdadeiro papel da representação política entre tantas outras coisas.

Por isso mesmo a votação estrondosa do Tiririca ainda deixa tanta gente perplexa. Teve gente que viu o Brasil como um navio adernando. Outros que aproveitaram para colocar o Lula no “credo”, como exemplo perfeito da jactância analfabeta. E quantos mais ficam perplexos - os letrados - mais confusão se planta naquilo que a educação não lhe deu: liberdade de pensar, criatividade frente às normas, profunda acuidade sobre o panorama a sua frente.

O debate sobre o papel de Lula no Brasil e da eleição do Tiririca, por via transversa, tem o pavoroso dom de expor o pior analfabetismo de todos que circulam sobre certos segmentos da sociedade. O analfabetismo político. A política, aquilo que representa o coletivo humano, desta humanidade que até pode ter um projeto deturpado, como a questão do “destroçamento” ambiental, mas é como se apresenta.

O sentimento “pedante” de certas declarações, como se estivesse à sombra refrigerada de algum Shopping Center, com um charuto na mão e uma taça borbulhante de champagne na outra, compõe aquele momento fugaz que nasce e morre ali mesmo. Política é algo como um temporal: dura, molha e cria.

Para mim é claro que as pessoas podem dizer o que bem pensam. Isso é a regra mais ampla até para os limites das próprias besteiras que dizemos. Mas uma coisa é certa, se achamos que os outros nos são importantes, comecemos a nos colocar como outro sujeito da crítica.

Não votaria no Tiririca, mas isso é um modo de me comportar politicamente. Mas quero bem entender a mensagem viva e vibrante de quem votou nele. Aliás, para me colocar melhor, embora possa até piorar: o tal “voto evangélico” não é meramente um voto sem sujeito social.

É voto da nova classe média, aquela que não existia que passa a existir e ter no “movimento evangélico” um espaço em que caibam. Acontece que o catolicismo, quer se queira ou não, se tornou a religião das elites e das classes médias tradicionais, mais letradas e de maior tradição intergeracional de melhor renda.

O “voto evangélico” tem raiz social e representa este novo político no Brasil. Ande em qualquer periferia pobre que percebera milhares de pequenas salas, com algumas cadeiras de plástico, um som e um pastor a falar numa “ordem” de coisas que prometem um espaço para emergência desta nova sociedade.

5 comentários:

Stela disse...

Que bom Zé do Vale que você voltou, e nos brinda com sua lucidez política.
Muito Bom!

socorro moreira disse...

Salve !

Tenho sonhado com a sua presença. Acordei feliz !


Abraços.

Liduina Belchior disse...

José do Vale
,
Você pelo menos pondera, argumenta e fundamenta.Não é uma mera opinião "xiita".E acima de tudo respeita os pontos de vista e a Democracia.
Parabéns prlo texto.

Abraços:Liduina.

Liduina Belchior disse...

José do Vale
,
Você pelo menos pondera, argumenta e fundamenta.Não é uma mera opinião "xiita".E acima de tudo respeita os pontos de vista e a Democracia.
Parabéns prlo texto.

Abraços:Liduina.

monica aquino disse...

Concordo com Liduína: "José do Vale pondera, argumenta e fundamenta.Não é uma mera opinião "xiita".E acima de tudo respeita os pontos de vista dos outros e a Democracia".

José do Vale não agride quem pensa diferente dele.
Isso é bom!
Não perco mais tempo em ler textos politicos de alguns postados aqui com puro ódio. Parecem mais pitbulls, que excetuando os donos enxergam os demais como inimigos.