Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Mostra Sesc Cariri de Cultura



A ciência também invade o cariri durante a Mostra! No Sesc Juazeiro do Norte, vizinha à galeria de artes, está instalada uma sala diferente, repleta de cheiros diferentes. É ali que está montado o Projeto Cordel e Perfumes, do Programa Educação do SESC, no qual os visitantes recebem uma breve e descontraída aula sobre a história e a fabricação dos perfumes.

O objetivo do projeto é despertar a nossa capacidade olfativa e surgiu com o nome “Perfumes, Aromas e Sabores”, do projeto SESC Ciência (Departamento Nacional do SESC). No Ceará, foi adaptado para o nome Perfumes e Cordel e utiliza a popular literatura de cordel como meio de aproximação das pessoas e informação sobre o projeto.

Na sala estão instalados alguns destiladores, que são utilizados na fabricação dos perfumes. Também há um cheirômetro, um equipamento que permite ao usuário a identificação de alguns aromas expelidos por ele e algumas matrizes de xilogravura.

Aos visitantes são oferecidos livretos de cordéis perfumados com os aromas produzidos neste laboratório culturalmente improvisado e decorado. A obra intitulada Os Mistérios do Perfumes ajuda a fixar os ensinamentos dos simpáticos instrutores que monitoram o projeto.

As visitações estão abertas para o público de todas as idades até o dia 15/11das 9h às 17h no Sesc Juazeiro.

Desde o início do evento no Cariri, João Lima e os integrantes do grupo têm sido vistos circulando pelo eixo Crato-Juazeiro-Nova Olinda, cidades-pólo da Mostra. Para ele, a expectativa é de casa cheia logo mais à noite e no repeteco de amanhã. “Já ouvi muita gente comentando e isso nos deixa muito feliz. O público acha curioso também por ser todo em linguagem gestual”. Boa notícia: a atração deve ser reapresentada no Overdoze. Vamos aguardar… e nos emocionar.

A 10ª Mostra SESC Cariri de Cultura apresenta este ano o programa InterneTV, seguindo a tradição de experimentar um pouco mais a cada edição. A iniciativa é uma tentativa de construir uma reflexão sobre a própria Mostra, dentro do formato de entrevista, com a mediação do ator Ricardo Guilherme.

Os programas estarão na íntegra na internet, como uma forma de democratizar o pensamento sobre a cultura semeada no Cariri, ano a ano. Aqui, a primeira parte do primeiro programa (composto por quatro partes no total). Os links para as demais partes estarão na seção Multimídia.

O InterneTV também servirá de metáfora para a criação de novas mídias e novas formas de diálogo entre artistas e o público. É só uma questão de tempo… e de experimentação.

Para quem ainda está por fora, aqui vai uma boa notícia: diariamente, a organização da 10ª Mostra Sesc Cariri de Cultura disponibiliza transporte para a locomoção de quem participa dos espetáculos e de convidados. São vários os horários. Por exemplo: para quem está hospedado em Juazeiro do Norte e deseja ir almoçar ou acompanhar as atrações no Sesc-Juazeiro, as vans saem às 11h, 14h e 17h. Os veículos passam pelos seguintes hotéis e pousadas: San Philipp, Horto Hotel, Panorama, Verdes Vales, Lagoa Seca e Kubanacan.


SESC Juazeiro do Norte
Rua da Matriz, 227
Juazeiro do Norte - CE
Fone: (88) 3512 2532

Nenhum comentário: