Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Por Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes




JOSÉ PIO TEIXEIRA MENDES - VENCEDOR

José Pio Teixeira Mendes, Zé Pio, foi uma das figuras que marcaram minha memória de criança. Guardo, bem vivas, cenas dele declamando suas poesias, discutindo com meus primos Everardo Norões e Zé Almino Neto e participando de campanhas eleitorais ou reivindicatórias da UEC. Foi responsável direto por uma confusão na minha cabeça superada após semanas de dúvida quanto a minha idade. Nascemos no mesmo dia, mas com 10 anos de diferença. O meu 4º aniversário foi comemorado à tarde, em casa, com bolos, velas e presentes. Os 14 anos de Zé Pio foram festejados no mesmo dia, à noite, na Casa onde morava, na Praça Cristo Rei. Na hora dos parabéns noturno, o aniversariante me colocou nos braços e convidou para apagar as velas junto com ele. Pela segunda vez, no mesmo dia, recebi parabéns e ganhei presente de um retardatário. A consequencia foi que fiquei sei saber minha idade, ná dúvida entre 5 ou 6 anos.
Zé Pio foi embora do Crato em 1958. Inicialmente, com destino ao Rio de Janeiro, mas lutou e venceu no Rio Grande do Sul, onde mora há 49 anos. Enfrentou dificuldades bem maiores do que uma pessoa normal. Surdo desde os 8 anos (menos de 10% da audição). Estudou praticamente sem ouvir as preleções dos mestres, contava com a ajuda dos livros e o esforço da leitura labial. Naquela época não usava aparelho. A deficiência não o impediu de cultivar boas amizades, namorar, casar e educar (bem) seus 3 filhos. Surpreende ter vencido na vida num ramo onde a comunicação é essencial, o comércio. Quando na ativa, percorria todo o RS como representante comercial.
Neste último final de semana, passando por Porto Alegre, procurei Zé Pio, a quem não via há mais de 20 anos. Fui alvo de calorosa recepção tanto por parte dele como dos seus 3 filhos, dois dos quais não conhecia. Valeu a pena ver o núcleo familiar tão bem encaminhado. O filho Tiago, apesar de muito jovem, é advogado bem sucedido, boa carteira de clientes, com causas de repercussão nacional, como a envolvendo a MacDonald e um funcionário obeso. As duas filhas, também formadas, são independentes financeiramente. A terceira geração deste núcleo cratense/gaúcho promete manter o nível. A neta Mariana, 5 ano, esbanja beleza e talento, já se apresenta nos Teatros de Porto Alegre, dançando balet clássico. 

Em tempo: José Pio é filho de Alfredo Teixeira Mendes, enteado da minha Tia Maria Alice Arraes, e irmão de Alfredo e Maria José. 

Por Joaquim Pinheiro

4 comentários:

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Caro Joaquim

Zé Pio para mim é como se fosse primo, pois a primeira mulher do Dr. Alfredo era irmã de minha mãe e suas primas Terezinha e Valquiria eram filhas do primeiro casamento. Certo dia eu me encontre com o Dr. Alfredo e ele falou comigo como me conhecendo. Perguntei se ele me conhecia e ele disse de quem eu era filho.
Um grande abraço.

Carlos Eduardo Esmeraldo disse...

Corrigindo: suas irmãs

Joaquim Pinheiro disse...

Carlos,
Pensava que Zé Pio fosse parente, pois supunha que a mãe dele era D. Eulina Esmeraldo. Nesta visita ele me esclareceu. A mãe dele era descendente de árabe, dos Zabulon. Os filhos do primeiro casamento (Valquíria, Terezinha, Zé Valquer e Itamar) é que são Esmeraldo. Zé Pio e João Alfredo são do 3º casamento. Abraços

Anônimo disse...

Carissimo Joaquim.

- Estou surpreso e ao mesmo tempo grato ao descobrir esses escritos... Não sabia que ainda era lembrado e querido "pelo meu povo." Já são 54 anos fora da "base."

- Gostaria de fazer umas pequenas retificações. Eu e o João Alfredo somos filhos do SEGUNDO CASAMENTO do "Dr.ALFREDINHO" cuja esposa MARIA CIRA DE MELO JORGE T. MENDES. era filha do imigrante árabe: JOÃO JORGE SIRIANO, que juntamente com seu irmão SAMUEL se estabeleceram na regiao dos INHAMUNS. Sou natural de TAUÁ.

O TERCEIRO CASAMENTO do meu pai foi com ALICE ZABULO, NOSSA PRIMA E NATURAL DO CRATO. NÃO TIVERAM FILHOS.

O PRIMEIRO CASAMENTO de meu pai FOI com EULINA ESMERALDO e tiveram QUATRO FILHOS, ITAMAR, WALQUIRIA, JOSÉ VALQUER (falecido) e TERESINHA. (EULINA era TIA do CARLOS EDUARDO ESMERALDO). Aliás a familia ESMERALDO sempre teve um carinho especial (assim acho) por minha pessoa... Nunca esquecerei, entre outros, o "Tio" ZECO e "TIA" ROSINHA, minha PACIENTE PROF.DE PORTUGUÊS. Tudo que sei do "vernaculo" devo a ela.

Encerro dizendo que estou a espera de tua vinda no meio do ano quando de passagem irás ao CHILE. Temos de combinar aquela viagem a CUBA.

E, como dizem os "cabras machos do Ceará":
Aceite um forte "quebra costelas."

josé pio