Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

René Bittencourt- Por Norma Hauer

Ele nasceu em Paquetá, no dia 23 de dezembro de 1917. Deixou sua ilha e veio para o continente, onde trabalhou em revistas e jornais, além de empresariar artistas de várias categorias.
Foi como compositor, a partir de 1932, que RENÉ BITTENCOURT passou a ficar conhecido, tendo gravado, com Noel Rosa a música da autoria de ambos "Felicidade".
Conseguiu aparecer, principalmente por ter-se juntado a Noel.

Continuando no jornalismo, seu nome ficou de fato conhecido em todo o Brasil, quando Orlando Silva gravou , em 1940, da autoria de René, a canção "Sertaneja", que, posteriormente, teria uma resposta, ainda com Orlando Silva:"Voltei, Sertaneja".
Orlando , em 1941, gravou "Sinhá-Maria", também um grande sucesso. Em 1945 Gilberto Alves gravou "Era Uma Vez";no mesmo ano Augusto Calheiros lançou "Senhor da Floresta" e, em 1947, "Garoto da Rua".

Em 1952 Francisco Alves lançou uma composição que "estourou" naquele ano, principalmente após a morte trágica do cantor. Trata-se da "Canção da Criança", com as crianças da Casa de Lázaro, devendo os direitos autorais serem entregues àquela instituição.
Quando, em meados de 1952, Carlos Galhardo foi-se apresentar em Portugal, Chico Alves entregou-lhe um acetato (gravação particular) com uma música de nome "Eu Acuso" ( feita em parceria com René Bittencourt) para que Galhardo a apresentasse em Portugal. Lá, ele soube da morte de Chico e, emocionado, cantou para a platéia portuguesa aquela música, gravando-a quando de seu regresso ao Brasil.

Em 1958, outro sucesso de René Bittencourt, desta vez em co-autoria com Raul Sampaio:"Nono Mandamento", gravação de Caubi Peixoto.

Simultaneamente com sua carreira de compositor, continuou na qualidade de jornalista, durante muitos anos na "Revista do Rádio", com uma secção de nome "Feira de Amostras".

René Bittencourt faleceu no dia 21 de novembro de 1979, aos 61 anos. Completaria 62 um mês depois.

Norma

Nenhum comentário: