Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sugestão vegetariana para a sua ceia de Natal




Quando se pensa em ceia de Natal, os primeiros pratos que vêem à mente são peru ou tender. Mas pense: e se você é vegetariano, o que vai comer nessa data? A astróloga Jana Camargo, que não come carne desde que nasceu, passou o Natal de 2007 com a família e eles se esqueceram dela. “Comi nuggets de soja, só espero que isso não se repita em 2008”, ela conta.

Não adianta falar: “Ah, mas tem peixe, você não gosta de peixe?”. Vegetariano não come qualquer tipo de animal – e, muitas vezes, também não gosta de ovo. A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, dá algumas dicas para quem acabou de adotar o vegetarianismo ou para os que receberão vegetarianos em casa e não querem cometer a mesma gafe.
Aproveite as frutas da estação
A safra de dezembro é de abacaxi, manga, melancia, melão e pêssego – use todas para montar uma bela mesa de sobremesa. Também é época de couve, abobrinha, cenoura, inhame, tomate e vagem: esses ingredientes estão mais frescos, mais saborosos e você pode se pautar por eles para criar seu cardápio.
Na entrada
Pão integral com opções de pastas (como berinjela, grão-de-bico e tomate seco) ou patê (berinjela, espinafre) – não vá incluir um patê de frango no meio! Um mix de sementes com castanha de caju, pistache, amendoim e castanha do Brasil com frutas desidratadas fica bonito e é gostoso.

Prato principal
O mais “tradicional” para os vegetarianos é a bacalhoada vegetariana – ela não leva bacalhau! Pegue 600 gramas de batatas cortadas em rodelas grandes e cozidas em água e sal. Forre um refratário untado com margarina com elas. Corte 250 gramas de seitan em fatias finas e coloque por cima das batatas. Numa panela à parte, refogue uma cebola em rodelas, três tomates picados e um pimentão fatiado em azeite. Deixe no fogo até que fiquem cozidos e formem um molho, e acrescente um frasco de leite de coco. Derrame no refratário por cima do seitan e leve em fogo alto até dourar. Decore com azeitonas pretas.
Guarnições
Arroz integral com açafrão, brócolis, amêndoas em lâminas ou coloridos (de vegetais cortadinhos); farofa com vegetais; saladas exóticas e tropicais; quinua. Existe um mundo de opções.

Bebidas
Água, chá gelado, suco orgânico e... que tal um vinho orgânico? Outra dica de Flávia é colocar um galho de alecrim e pedras de gelo na água com gás: fica bonito, saboroso e saudável.
Rabanada vegana
Quer fazer uma rabanada sem leite nem ovo? Faça uma calda com uma xícara de açúcar demerara, água, cravo e canela a gosto. Molhe fatias de pães dormidos em extrato de soja, escorra e cozinhe-as na calda em fogo baixo por três minutos. Polvilhe com canela e sirva quente ou morna.

http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/receita-ceia-natal-vegetariana-bacalhoada-408175.shtml


Nenhum comentário: