Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Zé do Norte



Alfredo Ricardo do Nascimento, conhecido como Zé do Norte, (Cajazeiras-PB, 18 de dezembro de 1908 — Cajazeiras-PB, 2 de outubro de 1979) foi um músico brasileiro.
Zé do Norte publicou o livro "Brasil Sertanejo" em 1948 e cinco anos depois atuou como consultor do linguajar nortista e compositor da trilha sonora do filme "O Cangaceiro", de Lima Barreto (1953). Sua música "Mulher Rendeira" (sobre motivo atribuído a Virgulino Ferreira, o Lampião) ficou mundialmente conhecida após ser incluída no referido filme.
Entre suas mais de 100 composições, a segunda mais famosa é "Sodade Meu Bem, Sodade" (1955), regravada por vários intérpretes, como Nana Caymmi e Maria Bethânia.
Suas músicas foram interpretadas por uma gama variada de artistas, incluindo Raul Seixas (ele gravou uma bela versão de Lua Bonita, no disco A Pedra do Gênesis, de 1988), Caetano Veloso (ele inseriu a música Sôdade, Meu Bem, Sodade, no disco Transa, de 1972, ao longo da execução de sua música It's a Long Way), Geraldo Azevedo (Meu Pião) e Joan Baez (Mulher Rendeira).
Recentemente foi gravado o CD Lua Bonita, com músicas de Zé do Norte, pela cantora Socorro Lira, com participação de Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sandra Belê, Vanja Orico e Zé Paulo Medeiros, em comemoração ao centenário de nascimento ocorrido em 2008.

Fonte: Wikipedia / CD Lua Bonita, Zé do Norte – 100 Anos, Socorro Lira

2 comentários:

socorro moreira disse...

MERECIDA HOMENAGEM. GRANDE LEMBRANÇA .

Aloísio disse...

Socorro,

Também considero Zé do Norte uma das grandes heranças culturais do nosso país.

Abraços
Aloísio