ALECRIM, Rosmarinus Offinalis - Estimulante da mente e do corpo e um delicioso tempero para inúmeros pratos. Também chamada Orvalho-do-mar, é uma planta solar, apreciada desde os tempos mais remotos, tanto na culinária como na forma de medicamentos para ativar a memória, também tida como símbolo da fidelidade.
Arbusto com cerca de 50cm de altura, originada do Mediterrãneo. O Alecrim aceita qualquer tipo de terreno, desde que bem drenado, mas o ideal é o solo de natureza calcária. Semear sob o sol de verão ou na primavera em condições aquecidas. Na antiguidade, era usado contra as forças do mal. Na tradição católica era abençoado no Domingo de Ramos e enfeitava andores levados nas procissões da Semana Santa. Foi introduzido no Brasil no século XVII pelos portugueses.
Utilizado em quantidade moderada para temperar carnes, especialmente, cordeiro e porco. O alecrim ajuda na digestão de gorduras. As flores frescas podem ser misturadas às saladas ou ainda esmagadas com açúcar e natas para temperar purês e frutas. As folhas são exelentes para aromatizar batatas assadas e temperar manteiga. O cheiro de Alecrim mantém a pessoa alegre e arrefece o ar. O óleo essencial de Alecrim é antidepressivo, revigorante e refrescante, pode ser usado em infusão, banhos, escalda-pés, massagem e travesseiros aromáticos.
Edilma Rocha
Fonte: Jardim Interior - Denise Cordeiro
4 comentários:
Edilma,
Importantes estas imformações sobre o alecrim, além das belas fotos.
Obrigado.
Abraços
Aloísio
Edilma,
Hoje é mesmo um bom dia para a cor branca.
Dia de paz, harmonia, tranquilidade.
Abraço,
Claude
Aloísio,
Acho que neste domingo somos poucos na internet. Hoje é dia de divertmento e visitas aos familiares .
Estou em casa e lhe agradeço ao comentario sobre o Alegrim. As fotos são da internet, as minhas sempre são assinadas.
Bom domingo !
Abraço!
Claude,
Sempre presente a todas as postagens.
Aproveite bastante os dias aí pelo Crato.
Beijo !
Postar um comentário