Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


CALÊNDULA - Maravilhas - Calêndula Officinalis. A alegria do nascer ao pôr-do-sol.
Uma planta solar cuja energia se equilibra com a força lunar. Suas cores amarelas, laranjas e vermelhas que indicam uma ligação intrínseca com Júpiter, que favorece as aptidões criativas.


Planta ornamental, atinge até 40 cm de altura. Originada do Mediterrâneo, seu nome vem do latim "Calendas" que remete à crença de que florescia sempre no primeiro dia do mês. Cultivada em solo de argila fina, mas aceita quase todos. Semear na primavera. Pode ser cultivada em vaso, desde que exposta ao sol. Floresce quase o ano todo e as flores de cores intensas, se abrem com o nascer do sol e se fecham com o pôr-do-sol. A Calêndula é muitas vezes cultivada junto às especiarias, para afastar uma praga chamada besourinho.

A Calêndula é cicatrizante, anti-inflamatória, anti-séptica, bactericida, fungicida e tonificante da pele. É usada na higiene do bebê, no tratamento da acne, da gengiva, como cicatrizante de feridas e úlceras, fissuras da mama e queimaduras. Tem poderes sedativos, equilibrando o sistema nervoso central e vegetativo.
Na culinária, as flores são usadas para dar cor de açafrão e um leve gosto picante em pratos como arroz, sopas, peixes, carnes, omeletes, queijo, bolos, pães e doces. O óleo vegetal da Calêndula é usado como carreador para óleos essenciais. Aplicado em massagem, aumenta a tonicidade da pele.

Dedico esta postagem a Dihelson Mendonça . Em nossas vidas, a criatividade se manifesta de diferentes formas nas inúmeras expressões artísticas. 

Edilma Rocha

Fonte :  Jardim Interior - Denise Cordeiro

2 comentários:

Claude Bloc disse...

Edilma

Você tem perfumado e colorido o Cariricaturas.

Maravilha!

Abraço,

Claude

Dihelson Mendonça disse...

Lindas, Lindas... Bidu!

Bjus!