Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

QUE DECEPÇÃO ! - Por Edilma Rocha


Desde pequena  adorava os livros de História Geral por causa das gravuras estampadas com ilustrações dos quadros famosos. Como não possuía livros específicos sobre Historia da Arte, me contentava em olhar as pinturas dos artistas célebres no Brasil como Pedro Américo e Victor Meireles. As pinturas representativas de momentos históricos como: A Primeira Missa no Brasil, Batalha do Avaí, O Grito do Ipiranga, Coroação de Dom Pedro II, eram observadas pausadamente, estudando com cuidado as figuras, movimentos e as cores dentro das paisagens maravilhosas.
Com o passar do tempo a vida foi me dando oportunidades de aprecia-las ao vivo nos grandes museus e sempre que possível fazia  uma relação das obras com os locais representados, como palácios, jardins, florestas e mobiliário.
A Obra-prima de Victor Meireles, pintada na França, premiada e posteriormente trazida para o Brasil registrando a Primeira Missa no Brasil, sempre foi para mim motivo de deslumbramento na representação da cerimonia com o momento da elevação Eucarística, os aparatos e vestimenta dos Sacerdotes, a Cruz dentro da floresta e os índios que a tudo observavam dependurados nelas. A riqueza do verde em diversas folhagens com tons sobre tons, preenchia a tela com harmonia de valores da pintura. Muitos índios com adereços coloridos na variedade das plumas das aves nativas,  e o colorido do corpo pintado em destaque no primeiro plano. Mergulhava o olhar naquela tela de impressionante variedade de detalhes. E assim ficou na minha memória o local da celebração da primeira missa no Brasil.

Viajando pelo imenso Litoral Brasileiro, cheguei a Porto Seguro. Depois de me instalar no hotel, queria conhecer o local da celebração da primeira missa no Brasil. Entrei no carro e segui até o local. Mas que decepção! Somente uma cruz fincada num pedestal de concreto em meio a um enorme pátio revestido com pedras, vazio, sem cor e quente... Todas as árvores foram derrubadas e não restou uma só plantinha para representar o verde da mata. Lá longe, na praia, alguns coqueiros e alguns banhistas. Me informaram que aquela mudança toda era para ter espaço para representações culturais no local todos os anos. E o meu sonho de conhecer a belíssima mata da pintura de Victor Meireles ficou no meio do vazio real.
Apareceram alguns personagens querendo se passar por índios que na verdade eram vendedores em busca de turistas otários. Um cocar na cabeça, alguns braceletes nos braços  e colares no pescoço. Tudo para vender..
_ Senhora, quer comprar amuletos indígenas com penas do famoso "Uirapurú", Araras reais e Garças das matas Brasileiras ?
Eu olhei boquiaberta para aquele vendedor "fajuto"  querendo representar um índio de "arake"  e fiquei sem saber o que responder... Senti um leve toque no meu braço e uma vozinha de menino me falou :
_ Compre não, senhora ! É mentira !  Essas penas são de galinha de granja pintadas com "K-suco", ele vive enganando os turistas !
 Não me faltava mais nada. A decepção estava completa .
Isso era...
O local da Primeira Missa ...
Porto Seguro...
Brasil...

Edilma Rocha

6 comentários:

Dihelson Mendonça disse...

Pois é, Edilma,

E eu também me acostumei com essa imagem, e era isso que me associava a Porto Seguro. Ao ver a foto hoje, a única coisa bela que ficou foi você ao lado da Cruz, rs rs Todo esse calçadão aí realmente não quer dizer mais nada.

Oh Brasil que não sabe dar valor às suas tradições e história!

E Edilma, vamos ter Salão de Outubro nesse ano ? Já ta bem pertinho, rs rs rs

Abraços,

DM

Edilma Rocha disse...

Dihelson,

É isso amigo, de repente tomamos um susto !
Vamos ter Salão de Outubro 2011, sim. Não sei onde vou conseguir grana, mas lhe garanto que farei de qualquer maneira.
Sou pequena, atrevida
e tenho muitos amigos !
KKKKKK........

Abraço!

Anônimo disse...

E vocês já ouviram falar da "casa do grito"?
Aquela famosa casinha que aparece na foto ilustrativa do grito da Independência...

Pois bem vou enviar uma foto da casa para a Edilma ver, a decepção talvez seja ainda maior.
Abraços.

Edilma Rocha disse...

Manda sim Magnolia, estou curiosa!
Abraço !

Claude Bloc disse...

Edilma,

Ótimo depoimento... Adorei.

Abraço,

Claude

Anônimo disse...

Edilma

Recebeu as fotos?