Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Artista Internacionalmente reconhecido, Bruno Pedrosa recebeu o título de Cidadão Cratense no Teatro Municipal Salviano Saraiva


George Macário condena o DESCASO da Imprensa do Cariri por não divulgar informações culturais e reclama do pouco público presente

Image1

Acima: Bruno Pedrosa posa para fotos ao lado do Pres. da Câmara Florisval Coriolano

Aconteceu ontem ( 2 ) às 19 horas, no Teatro Municipal Salviano Saraiva, uma sessão especial da Câmara de vereadores de Crato, que concedeu o título de cidadão Cratense ao artista internacionalmente reconhecido Bruno Pedrosa, nascido em Lavras da Mangabeira, que há muitos anos reside na Europa, onde tem mais de 200 trabalhos expostos em galerias, e é dos principais artistas cearenses a brilhar no mundo das artes.

Bruno Pedrosa está no Crato também por ocasião da exposição dos trabalhos restaurados do Museu de Arte Vicente Leite, que acontece de 30 de janeiro até o dia 03 de Fevereiro. A idéia do título de cidadão cratense foi proposta pelo ex-vereador "Tutu", que também se fez presente na solenidade. Após uma Sessão do ICC - Instituto Cultural do Cariri, presidida por Manoel Patrício de Aquino ( Nezim ) , que criou a cadeira Bruno Pedrosa e empossou o então Presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, George Macário ( foto abaixo ), como seu primeiro ocupante, a câmara de vereadores do Crato, presidida por Florisval Coriolano outorgou o título de cidadão Cratense a Bruno Pedrosa, que agora o é de fato e de direito.

O Pres. da Fundação J de Figueiredo Filho George Macário, reclamou em seu discurso, da escassez de público no teatro, e do DESCASO com que a imprensa caririense, principalmente o Rádio e a TV dão aos eventos culturais da região, questionando que o título "Crato, Capital da Cultura" não é um título outorgado pelo poder Público, mas uma consequência das manifestações do povo. George lamentou profundamente a falta de interesse do público em frequentar os museus, em interessar-se por arte em geral, e enfatizou a própria decadência tão apregoada pelo mau gosto musical das estações de Rádio não só do Cariri, mas do Ceará.

Na solenidade, alguns vereadores da oposição criticaram a escassez de representantes do governo Municipal, alegando que a administração não estaria dando a seriedade necessária aos eventos culturais, muito embora estivesse presente representando o prefeito Samuel Araripe, o seu vice Raimundo Bezerra Filho, que em discurso, rebateu todas as críticas sozinho, já que a bem da verdade, não haviam secretários de governo na reunião, justificado pelo vice-prefeito pelo fato de esta coincidir com outra reunião a acontecer no mesmo dia e horário promovida pelo Prefeito do Crato Samuel Araripe, a fim de tratar de assuntos relativos às últimas chuvas e à enchente do canal do Rio Grangeiro.

Já em seu discurso emocionado, Bruno Pedrosa disse entre outras coisas, que desde cedo aprendeu que quando se falava em Cultura e Arte no Cariri, estava associado à palavra Crato, e que o valor desta comenda era incomensurável. Visivelmente emocionado, confessou não saber fazer discursos, muito embora seu discurso foi um dos que mais emocionou a platéia. O artista Bruno Pedrosa se revela um ser humano de grande inteligência e excepcional humildade. Segundo o Vice-Prefeito Raimundo Bezerra Filho, é o tipo de solenidade em que o valor da pessoa supera em muito o valor da própria comenda recebida. A cerimônia foi conduzida pelo memorialista Huberto Cabral. Estiveram presentes na mesa de honra, a restauradora Edilma Rocha, o escritor Emerson Monteiro, e diversos vereadores do Crato.

Mais informações, logo mais no Blog do Crato, inclusive com a cobertura fotográfica completa e parte transcrita dos discursos dos vereadores e do próprio Bruno Pedrosa. O Blog do Crato gravou toda a solenidade em áudio e parte em vídeo.

Edição: Dihelson Mendonça
Para o Blog Cariricaturas

5 comentários:

Claude Bloc disse...

Obrigada Dihelson, pela postagem.

Ambos, George Macário e Pedrosa, são merecedores das honras recebidas.

Um abraço,

Claude

Heladio disse...

Prezado George

Acho que provavelmente ocorreu falhas, na publicidade da solenidade,veja só, nem eu , nem tampouco meus amigos,recebemos nenhum convite desta solenidade. E vc mais do que qualquer outra pessoa, sabe do meu apreço e amizade pelo Bruno.

Dihelson Mendonça disse...

Concordo, Dr. Heládio, que houve falhas na divulgação, mas pelo menos nos Blogs teve divulgação. Eu mesmo passei a semana divulgando no Blog do Crato.

Já a Rádio e TV realmente nao fizeram divulgação. A Edilma esteve no Vicelmo certo dia aí e divulgou. Acho que foi o único programa de rádio a divulgar o evento.

Sabe, é muito difícil às vezes ser recebido em qualquer programa de Rádio para divulgar um evento desses. Os locutores do cariri detestam isso.

Pachelly certa vez quase foi expulso de uma Rádio dessas FM, porque queria divulgar o seu CD. O locutor disse ao diretor na cara do Pachelly: "Diretor, pode divulgar ISSO no programa de fulano-de-tal, no meu não..."

Então, fica difícil.

Abraços,

Dihelson Mendonça

Edilma disse...

Dihelson,

Pedrosa ficou empolgado com a belíssima foto dele publicada nesta matéria. Disse que voce era tão bom que o deixou bonito.
A Lila sua esposa, depois desta fotografia ia se apaixonar por ele, de novo.
Voce o enquadrou num angulo perfeito. A postura, as mãos, o sorriso, o perfil, o todo, tudooooooooo..........
Demais !
Quem sabe, sabe !

Abraço !

Dihelson Mendonça disse...

Edilma, minha amiga, eu só acredito porque é você que tá dizendo, mas eu achei a foto tão natural que não fiz alarde. Como eu e a Claude dizemos: São apenas pequenos REGISTROS, rs rs rs

Bjus!