Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


BORRAGEM - Borago officinalis - A erva da coragem e da alegria. Borrach, em celta, quer dizer bravura. A Borragem, com suas delicadas flores tem o dom de confortar o coração, afastar a melancolia e trazer contentamento e felicidade.  Os antigos mestres da pintura inspiravam-se na sua flor azul puro (as vezes cor-de-rosa ou branca) para pintar a túnica de Nossa Senhora. Como estimulante da coragem e bravura, os cruzados antes de suas partidas, bebiam um copo de vinho com flores de Borragem.


Planta anual e rústica, atinge de 30 à 75 cm de altura. Cultivada em solo leve, seco e bem arejado com exposição ampla ao sol. Semear na primavera para obter flores no verão. Pode ser cultivada em vaso dentro de casa.  No jardim, plantar entre as rosas e podar no verão ou perto de pés de morango, pois  as duas espécies estimulam o crescimento uma da outra.


Suas folhas, com o mesmo aroma do pepino, podem ser usadas, sempre frescas, em saladas ou bebidas de verão para dar um toque refrescante. As flores podem ser salpicadas nas saladas e cristalizadas para decorar doces. Rica em minerais, é empregada em dietas sem sal. E também um remédio muito popular contra febres e problemas de pele. O óleo vegetal da Borragem é um carreador para óleos essenciais usados na aromaterapia em massagem facial, ajudando a melhorar a elasticidade da pele e a regenerar os tecidos.

Edilma Rocha

Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro

Nenhum comentário: