Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


LAVANDA  ou ALFAZEMA - Lavandula officinalis -  "Aroma que traz bons sonhos". Feche os olhos e transporte-se mentalmente para um campo de Lavanda. Certamente você se recordará do seu suave perfume e poderá senti-lo trazido pelo vento. Ah! Que reconfortante e agradável cheiro de limpeza. Sinônimo de pureza e tranquilidade, a Lavanda era muito usada no banho e nos lençóis dos gregos e romanos. Muito conhecida na Antiguidade por repelir insetos e pelo perfume duradouro, era usada para disfarçar o mau cheiro das casas e ruas. Conta-se que  no tempo da peste, os fabricantes de luvas não eram atingidos porque perfumavam o couro com Lavanda.


Subarbusto rústico que atinge de 45 cm á 1 metro de altura. Existem várias espécies, com variações nas cores das folhas, de verde a cinza prateado, e das flores, de rosa muito pálido a róseo púrpuras e azuis. Originada das Ilhas Canárias, Norte e Oeste da África, Sul da Europa, Mediterrâneo, Arábia e  Índia. Cultivada em solo arenoso, com cálcio e bem arejado. Exposição direta ao sol para evitar doenças causadas por fungos. Plantar com intervalos de 120 cm. O cultivo em vaso é possível, mas é mais difícil.


A flor da Lavanda é usada como chá e para aromatizar compotas e, cristalizadas, para decorar sobremesas. Muito usada também na decoração e aromatização de ambientes. Travesseiros e almofadas de Lavanda são tranquilizantes naturais. Alivia dores de cabeça, insolação, fraqueza, vômitos e crises nervosas. Os tônicos à base de Lavanda aceleram a substituição das células nas peles sensíveis e delicadas. É também anti-séptico contra acne. O óleo essencial de Lavanda é neurossedativo, antidepressivo, antimelancólico, refrescante e calmante. Combina com óleos essenciais de gerânio, manjericão, bergamota, limão, toranja e erva-cidreira.

Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Lindas lavandas, lindos lilazes...
Aqui tenho jasmim-laranja que à noite perfuma a casa...
Você precisa ver (e sentir)

Abraço,

Claude