Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FALANDO DE FLORES - Por Edilma Rocha


MACELA - Anthemis nobilis - RESISTÊNCIA NA DELICADEZA - Uma erva sagrada no antigo Egito, pelos inúmeros benefícios que trazia à saúde. Na Grécia, era sinônimo de coragem e persistência e era também muito empregada com revigorante do corpo e do espírito, por seu aroma agradável e relaxante.
Uma planta muito antiga e, por suas propriedades curativas, uma das ervas preferidas dos egípcios, que a dedicavam ao sol. Na Grécia era receitada para acalmar febres e perturbações femininas. Suave e ao mesmo tempo resistente, a Macela inspirou um antigo provérbio que fala sobre a coragem na adversidade: "É como a Macela, quanto mais a pisam, mais floresce".


Planta aromática, vivaz, rústica, atinge de 20 a 30 cm de altura. Originada do Egito, Europa e América do Sul. Cultivada em solo leve e bem arejado com exposição ao sol. A reprodução é por sementes. Semear na primavera. Cultivar a Macela próximo de outras plantas que estejam enfraquecidas e murchas as fará reviver.


O suave e relaxante aroma da Macela, que nas folhas lembra o da maça, alegra o espírito e favorece a saúde do corpo, por isso era muito usado em inalações ou fumado para aliviar a asma e curar insônia. Tônico e sedativo, o chá de Macela ajuda a descontrair os músculos faciais. Usada na água do banho, tonifica e alivia queimaduras de sol. Folhas e flores podem ser usadas em "potpourris", travesseiros e  almofadas aromatizadas.

Edilma Rocha
Fonte - Jardim Interior - Denise Cordeiro

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Maravilha, Edilma, cada vez melhor, e agora, caprichando nas macros.

Abraços,

DM