Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Detran na contramão - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Há pouco menos de um mês, a Petrobrás anunciou que terá de importar gasolina, pois o consumo sofreu um aumento que superou a produção interna desse combustível. Por outro lado, há também problemas com o fornecimento de álcool, de modo que aquela companhia petrolífera solicita a redução do consumo interno, via aumento de preços, como se era de esperar.

Mas, surpreendentemente, o Detran-Ce encontra-se executando um programa de fechamento dos retornos na Avenida Juazeiro–Crato, deixando apenas alguns poucos. Somente no município do Crato já foram fechados três retornos que dão acesso aos bairros Muriti e São José. Para esses acessos, os motoristas deverão se deslocar cerca de três a quatro quilômetros a mais no percurso. No município de Juazeiro do Norte, em alguns retornos estão sendo implantados sinais luminosos, obrigando aos motoristas que necessitarem executar retorno, a um longo deslocamento por ruas secundárias, mal pavimentadas e sem iluminação. Assim sendo, o percurso terá seu tempo de deslocamento e o consumo de combustível sensivelmente aumentados. Além do mais, certamente haverá a possibilidade de freqüentes engarrafamentos do trânsito, e o estresse a que serão submetidos os motoristas.

Sem nenhum prejuízo à segurança do trânsito, se poderia criar faixas exclusivas para o retorno, com alargamento das faixas de deslocamento laterais e a criação de uma faixa interna, ao lado do canteiro central, conforme o retorno existente no acesso à Petrobrás.

Com um pouco mais de inteligência o DETRAN poderia, juntamente com o DERT realizar um serviço mais seguro com custo que seria compensado pelo não aumento do consumo, melhoria da fluidez do trânsito e maior conforto aos usuários.

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Um comentário:

Armando Rafael disse...

Foi isso que me levou a inserir a nota abaixo na minha coluna semanal no Blog do Crato:

“FESTIVAL DE SEMÁFOROS

O Detran está colocando seis pares de semáforos na Avenida Padre Cícero, via que liga Crato a Juazeiro do Norte, em território deste último município. A gerigonça deve começar a funcionar no próximo dia 15. Pense num exagero! Por conta disso o tráfego de veículos – entre as duas maiores cidades da conurbação Crajubar – vai fluir agora “em ritmo de PAC”. Ou seja, em “passo de tartaruga”, pois – além dos novos semáforos –, já existem diversos redutores de velocidade naquela avenida. Pior: o projeto do Detran prevê a retirada dos retornos existentes naquela via expressa. Ficariam como únicas opções de retorno: o que dá acesso ao Buriti, (conhecido como retorno da Petrobras) e o da Praça do Triângulo Crajubar, já dentro Juazeiro do Norte. Hoje, naquela praça, já se formam constantes os engarrafamentos. Imagine como ficará a partir do próximo dia 15...”

OBS – Se a população protestasse o Detran certamente reabriria alguns retornos. Mas a população brasileira tem sangue de barata e se conforma com tudo de errado que vem das nossas despreparadas autoridades...

Fosse na Síria, Egito, Espanha, Inglaterra, a coisa seria diferente.

Infelizmente na putrefação moral dos dias atuais os brasileiros só saem às ruas em marchas do “Orgulho Gay” e para pedir a liberação da maconha.