O lápis é um instrumento da escrita, mas para os artistas e estudantes de arte consiste também num recurso muito familiar de desenho.
Tudo o que você precisa para começar a desenhar é de uma folha de papel, lápis e talento.
O lápis pode ser usado de inúmeras maneiras. Dependendo do formato que se dá a ponta, você fará diversos tipos de linhas.
Há também diferentes grafites, das mais duras às mais macias, o que acrescenta versatilidade a este material.
Você pode desenhar a lápis usando apenas linhas, ou apenas tons, ou ainda combinações entre linhas e tons e inúmeras outras técnicas. É possível variar a superfície do papel, das mais lisas e brilhantes às mais rugosas. Os diversos tipos de papel aumentam as possibilidades de desenho, pois cada superfície reage de um modo ao lápis. Lápis e artistas são inseparáveis porque a maioria dos trabalhos como pintura, desenho e escultura, começam a partir de um esboço a lápis. Além de servir para esboços, com ele você terá também desenhos muito bem acabados.
A obtenção de um bom resultado no desenho depende muito da habilidade na organização dos tons, criando os efeitos de luz e sombra combinando áreas em branco e sombras mais profundas. O uso de várias tonalidades num desenho a lápis permite criar trabalhos muito interessantes. Seu domínio abre as portas para uma série de técnicas expressivas.
Para produzir os tons, você tem, primeiro que visualizá-los. Cada motivo apresenta seu próprio tom local, que indica o quanto ele é claro ou escuro em relação às coisas que o cercam. Mas o tom é quase sempre modificado pelos efeitos de luz e sombra. E são estas modificações que resultam na descrição da forma do objeto.
Bons resultados ao desenhar com tons dependem basicamente de sua capacidade de identificar a variação tonal completa do motivo, o que lhe permitirá trabalhar de maneira organizada. Em geral, isso significa evoluir do claro para o escuro.
E então ? Vamos começar a desenhar ?
Um comentário:
Edilma,
A arte sempre mexe com a imaginação e a sensibilidade da gente.
Estão ótimas essas suas postagens.
Abração fraterno.
Claude
Postar um comentário