Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DESENHO - Por Edilma Rocha

O lápis é um instrumento da escrita, mas para os artistas e estudantes de arte consiste também num recurso muito familiar de desenho.
Tudo o que você precisa para começar a desenhar é de uma folha de papel, lápis e talento.
O lápis pode ser usado de inúmeras maneiras. Dependendo do formato que se dá a ponta, você fará diversos tipos de linhas.
Há também diferentes grafites, das mais duras às mais macias, o que acrescenta versatilidade a este material.
Você pode desenhar a lápis usando apenas linhas, ou apenas tons, ou ainda combinações entre linhas e tons e inúmeras outras técnicas. É possível variar a superfície do papel, das mais lisas e brilhantes às mais rugosas. Os  diversos tipos de papel aumentam as possibilidades de desenho, pois cada superfície reage de um modo ao lápis. Lápis e artistas são inseparáveis porque a maioria dos trabalhos como pintura, desenho e escultura, começam a partir de um esboço a lápis. Além de servir para esboços, com ele você terá também desenhos muito bem acabados.
A obtenção  de um bom resultado no desenho  depende muito da habilidade na organização dos tons, criando os efeitos de luz e sombra combinando áreas em branco e sombras mais profundas. O uso de  várias tonalidades num desenho a lápis permite criar trabalhos muito interessantes. Seu domínio abre as portas para uma série de técnicas expressivas.
Para produzir os tons, você tem, primeiro que  visualizá-los. Cada motivo apresenta seu próprio tom local, que indica o quanto ele é claro ou escuro em relação às coisas que o cercam. Mas o tom é quase  sempre modificado pelos efeitos de luz e sombra. E são estas modificações que resultam na  descrição da forma do objeto.
Bons resultados ao desenhar com tons dependem basicamente de sua capacidade de identificar  a variação tonal completa do motivo, o que lhe permitirá trabalhar de maneira organizada. Em geral, isso significa evoluir do claro para o escuro. 
E então ? Vamos começar a desenhar ?

Um comentário:

Claude Bloc disse...

Edilma,

A arte sempre mexe com a imaginação e a sensibilidade da gente.

Estão ótimas essas suas postagens.

Abração fraterno.

Claude