Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PALETA DE PINTURA - Por Edilma Rocha

A luz do sol é branca e dela derivam todas as cores. Quando atravessa um prisma de cristal, essa luz se divide nas sete cores do arco-iris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, ìndigo e violeta, Três destas : vermelho, amarelo e azul, são chamadas primárias, porque é possível mistura-las para obter outras, em vários graus de intensidade. Por isso também as outras cores são chamadas de secundárias.
Há variações, porém, como o verde-esmeralda, que por sua intensidade não podem resultar da simples mistura das cores primárias como preto e o branco. Eis onze delas, que são encontradas prontas no mercado e proporcionam maiores recursos a quem quer pintar.
Branco-titânio
O branco-titânio não é tóxico, sendo por isso, preferível a outros tios de branco que contêm chumbo.
Amarelo-ocre
Das cores terrosas, esta é das mais versáteis.Quando voce quiser um amarelo discreto e ao mesmo tempo quente, o marelo-ocre é exelente. Pode ser misturado com diferentes tipos de azul, produzindo verdes bem suaves. O preto acrescentado ao ocre produzirá um verde oliva.
Amarelo- limão é um amarelo frio, muito semelhante ao amarelo-cádimo claro. Esta não é uma cor com muito poder de cobertura.
Vermelho-cádimo. Este é um ótimo vermelho, quente e que merece lugar em sua paleta. Não tem alto poder do carmim-alizarim, mas é bastante intenso. Muitos artistas acham esta cor a mais versátil de todos os vermelhos. Além disso, é uma boa alternativa de preço ao igualmente brilhante vermelhão.
Carmim-alizarim. Profundo e brilhante, este vermelho tem uma nuança malva fria. É uma tinta que leva mais tempo para secar e um poderoso corante. Ao mistura-lo com outras cores é preciso cuidado especial. Mistura bem com violetas, lilases e rosas e serve para escurecer outros tons de vermelho.
Azul-ultramar. Puro, o azul-ultramar é uma cor muito escura, tem bom poder tonal e mistura-se perfeitamente com outras cores.
Cobalto. É um azul mais suave e sutil que o ultramar, mas com poder de escurecimento mais limitado. Bom para pintar céus e para toques frios em tons de carne.
Verde-esmeralda (viridian). É o verde mais versátil. Se voce for começar comprando apenas um verde, opte por este. Quando puro, não parece um verde muito atural, mas é ótimo para misturas.
Negro-de-marfim. É um preto forte e profundo, que pode ser usado para escurecer outras cores, se bem que esta não é necessáriamente a melhor forma de escurecimento. As vezes obtêm-se melhores resultados com misturas de outros matizes escuros. Ainda assim, é bom para escurecer marrons como o siena e o terra-de-sombra. Pode ser adicionado ao amarelo para produzir verdes interessantes.
Terra-sombra natural. Exelente para esboços na pintura a óleo, produz também variações de tom. É mais frio que o terra-de-sombra queimado e tende ao verde. Misturado ao branco, produz um verde acizentado.
Terra-de-siena queimado. É uma cor necessária, mas não para ser usada sozinha, pois é crua e berrante. Nas misturas, porém, pode ser utilizada à vontade. Substituindo o vermelho, ou com ultramar e verde-esmeralda, forma cores ricas, profundas e escuras.
Por aqui finalizo a paleta de pintura, continuando neste assunto mais adiante.


Nenhum comentário: