Criadores & Criaturas



"Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
"

(Carlos Drummond de Andrade)

ENVIE SUA FOTO E COLABORE COM O CARIRICATURAS



... Por do Sol em Serra Verde ...
Colaboração:Claude Bloc


FOTO DA SEMANA - CARIRICATURAS

Para participar, envie suas fotos para o e-mail:. e.
.....................
claude_bloc@hotmail.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PINTURA Á ÓLEO - Por Edilma Rocha

Durante muito tempo o óleo foi a técnica mais utilizada na pintura. A tinta a óleo é uma mistura de pigmento pulverizado e  óleo de linhaça ou papoula. É uma massa espessa, da consistência da manteiga, e já vem pronta para uso, embalada em tubos ou em pequenas latas. Mas você pode adicionar óleo de linhaça ou terebentina e torna-la mais diluída e fácil de espalhar. O óleo acrescenta brilho à tinta; o solvente, ao contrário, tende a torna-la opaca. Com a prática, você saberá exatamente quanto de cada material deve adicionar para obter o efeito desejado.
A grande vantagem da pintura a óleo é a flexibilidade, pois com a secagem lenta da tinta o pintor tem maior possibilidade de alterar e corrigir seu trabalho.
A preferência de muitos artistas pelo óleo talvez se dê em virtude de  sua textura, que transmite um prazer todo especial. O ritmo das pinceladas, o contato do pincel com a tela e a formação das camadas de tinta proporcionam sensações muito agradáveis durante o trabalho. O óleo permite captar expressões e pequenos detalhes facilmente.
O maior prazer proporcionado pelo óleo é o modo como ele reage ao pincel e a espátula. Para cobrir a tela com pinceladas rápidas e ousadas, de textura rica, é só usar a tinta sem mistura. Para detalhes que exigem precisão, acrescente óleo de linhaça ou terebentina a fim de obter uma tinta mais cremosa e fluída. A secagem lenta da tinta a óleo pode ser explorada de forma positiva. Embora algumas cores sequem mais rápido do que outras, há tempo suficiente para criar efeitos especiais. Você pode pintar espontâneamente, de maneira livre e direta, acrescentando mais tinta à pintura ainda molhada. Pode também trabalhar com tinta pura, praticamente esculpindo com a espátula, para obter uma textura vigorosa, chamada "impasto". Ou então pintar por camadas, deixando-as secar uma a uma, sempre com textura rica que só o óleo permite. Se você não gostar de alguma parte da pintura, retire-a com a espátula. Em seguida, limpe a superfície com um trapo embebido em um solvente como a terebentina. Mesmo que a pintura esteja completamente seca, é possível muda-la, acrescentando algo, melhorando o que está feito, ou ainda pintando alguma coisa completamente diferente por cima.
A prática é amiga da perfeição. Procure pintar com maior frequência possível. O ideal é  trabalhar quando houver calma e ambiente adequado à concentração. Se você só puder pintar nos finais de semana, não se aflija. Desde que haja regularidade, será possível desenvolver um bom aprendizado.
foi esse o caso do famoso pintor Paul Gauguin. Ele só pintava no fim de semana, mas, aos poucos, entusiasmou-se tanto que largou tudo e radicou-se no Taiti para pintar.


Gondoleiro solitário - óleo sobre tela
Autoria - Edilma Rocha 

2 comentários:

Luiza Maciel Nogueira disse...

Edilma adorei o texto, estou nesse aprendizado. Tem sido difícil, mas é tão bom pintar que acaba sendo gratificante. Um beijo

Edilma disse...

Oi Luiza,

Que bom que este pequeno texto explicativo tenha lhe agradado.
Compareça ao Salão de Outubro este ano no INSTITUTO CULTURAL DO CARIRI, no Crato dia 19 do mesmo mês. Será bem vinda.
Obrigada pela sua atenção.